SOBRE A NECESSIDADE DE SE INICIAR O ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA E DA PROBABILIDADE NA INFÂNCIA
ON THE NEED TO START TEACHING / LEARNING OF STATISTICS AND PROBABILITY IN CHILDHOOD

Lori Viali

Resumo


O ensino da Estatística e da Probabilidade e até mesmo da Estocástica é recomendado pelos PCN a partir dos primeiros anos de escolaridade. Em vários países isto já é uma realidade, contudo no Brasil, apesar da normatização para que isto ocorra ter sido executada há quase duas décadas, a realidade tem mostrado que pouco ou quase nada foi realizado. Os motivos residem principalmente na falta de formação do professor, uma vez que as diretrizes curriculares dos cursos de Matemática não comtemplam estes conteúdos. Assim existe uma situação inusitada onde a legislação, por um lado, determina que o ensino destes conteúdos deve ser feito desde os primeiros anos de escolaridade, mas, por outro lado, isto não é mandatório para os professores que terão que fazê-lo.

The teaching of Statistics and Probability and even Stochastic is recommended by the PCN from the early years of schooling. In many countries this is already a reality, but in Brazil, despite the regulation for this to occur has been performed almost two decades, the reality has shown that little or almost nothing was done. The reasons lie mainly in the lack of teacher training, since the curriculum guidelines of mathematics courses, not for this content. So there is an unusual situation where the law on the one hand, determines that the teaching of these contents should be done from the earliest years of schooling, but on the other hand, this is not mandatory for teachers who have to do it. Keywords: Statistics in elementary school, Probability in elementary school, Teaching Statistics and Probability, Statistics in Childhood, Probability in childhood.


Palavras-chave


Estatística; Probabilidade; Ensino; Infância; Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i1.3891

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br