ANÁLISE DE IMAGENS EM TABELAS E GRÁFICOS NA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA
Image analysis tables and charts in brazil mathematics test for children

João Alberto da Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo relatar uma análise descritiva realizada sobre imagens empregadas em itens da Provinha Brasil de Matemática que se referem à leitura de dados em gráficos e tabelas. Trata-se de um teste aplicado no início e final do 2º ano do Ciclo de Alfabetização, para crianças com idade em torno dos 7 anos, sendo que suas imagens procuram ser atrativas para este público, bem como um suporte útil para a compreensão do item. O estudo tem delineamento descritivo, sustentado na pesquisa documental. O corpus de análise se constitui das imagens empregadas nos itens referentes a gráficos e tabelas que foram aplicados na Provinha entre 2011 e 2014. Observou-se que as imagens são relativamente apropriadas para as crianças. Ressalta-se, como apontado em estudos anteriores, a importância do cuidado na apresentação de gráficos e tabelas para serem autoexplicativos, com todos os seus elementos, tais como título, categorias e indicativos de variáveis. Salienta-se a importância das imagens serem apresentadas de múltiplas formas, sem necessariamente as categorias estando à esquerda e números à direita ou dados em ordem decrescente, com a finalidade de levar as crianças a darem-se conta que não há uma única forma de sistematizar informações.

 

ABSTRACT

This article aims to report a descriptive analysis of images used in items Provinha Brasil (Brasilian Math Test) about Math that relate to reading data in graphs and tables. This is a test applied at the beginning and end of the 2nd year of school for children around 7 years, and their images seek to be attractive to this audience, as well as a useful support to the understanding of item. The study has a descriptive design, sustained in documentary research. The analysis corpus is constituted of the images used in items related to graphics and tables that have been applied in the test between 2011 and 2014. It was observed that the images are relatively appropriate for children. It is noteworthy, as pointed out in previous studies, the importance of care in the presentation of graphs and tables to be selfexplanatory, with all its elements, such as title, categories and indicative variables. It stresses the importance of the images are presented in multiple ways, without necessarily categories being left and numbers to the right or data in descending order, in order to take the kids to make themselves account that there is no single way to systematize information.


Palavras-chave


Provinha Brasil de Matemática; Gráficos; Tabelas; Imagens

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i1.4996

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ISSN 2177-9309

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