EDITORIAL

Gilda Lisbôa Guimarães, Rute Elizabete Souza de Rosa Borba

Resumo


Este número especial da Revista EM TEIA tem como objetivo contribuir para ampliação e aprofundamento da discussão de pesquisas apresentadas no Encontro de Combinatória, Estatística e Probabilidade dos Anos Iniciais – Encepai, realizado em março de 2016 na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

O Encepai foi uma iniciativa do Gref (Grupo de Estudos em Educação Estatística no Ensino Fundamental), do Geração (Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório) e do Grupo de Trabalho da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (GT01) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM.

O evento também contou com o apoio do Edumatec – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, do Centro de Educação e da Pró-reitoria de Pesquisa da UFPE, da Diretoria Nacional Executiva da SBEM, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e da Fundação do Amparo a Ciência e Tecnologia – Facepe.

Ao apresentar e discutir pesquisas realizadas e experiências vivenciadas, bem como ao propor oficinas, o Encepai teve como objetivo principal contribuir na formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais, uma vez que a prática de sala de aula e as investigações científicas evidenciam a necessidade de formação por parte dos professores para promover a aprendizagem de alunos em Combinatória, em Estatística e em Probabilidade, em função de sua inserção nos currículos ser mais recente.

Para o alcance do objetivo principal do Encepai, foram reunidos estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos, professores de anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como pesquisadores e docentes de Instituições de Ensino Superior. A programação constou de uma palestra de abertura, de três mesas redondas – uma em cada enfoque (Combinatória, Estatística e Probabilidade) -, 28 apresentações de trabalhos (comunicações científicas e relatos de experiência) e de 12 oficinas. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas em: http://encepai.edumatec.net/ .

A 1ª edição do Encepai foi um sucesso, também expresso pelo número e pela procedência dos participantes: reuniu cerca de 150 inscritos, de 13 municípios distintos do estado de Pernambuco e de 13 estados das cinco diferentes regiões brasileiras. Acredita-se, assim, que cumpriu amplamente o seu objetivo de discutir e contribuir para a formação referente ao ensino e à aprendizagem de Combinatória, Estatística e Probabilidade.

Após o término do Encepai, a partir das discussões realizadas no evento, os autores revisitaram seus textos, aprofundando-os e complementando-os. Os 24 artigos dessa edição especial da EM TEIA foram, portanto, escritos por educadores com diferentes graus de escolaridade e com variadas experiências profissionais (graduandos, mestrandos, doutorandos, professores do Ensino Básico e professores universitários), refletindo a diversidade de pesquisadores que vêm contribuindo para uma educação de qualidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Desejamos, a partir dos distintos enfoques abordados, que essa publicação possibilite uma ampla reflexão sobre caminhos de ensino e de aprendizagem de Combinatória, de Estatística e de Probabilidade no início da escolarização.

 

Gilda Lisbôa Guimarães

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica Edumatec – CE – UFPE 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i1.5000

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br