Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Ensino de Geografia (Recife) é uma publicação científica do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP) da Universidade Federal de Pernambuco, que publica artigos científicos, revisões bibliográficas, resenhas e notas referentes a área de ensino de Geografia e afins a partir de chamadas públicas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Ensino de Geografia (Recife) utiliza o processo de revisão por pares duplamente cega, em que as identidades dos autores e revisores são mantidas em segredo de ambas as partes. A revista publica os pareceres resultantes das avaliações realizadas com o nome dos avaliadores por determinado período.

Periodicidade

A Revista é Quadrimestral. 

Política de Acesso Aberto

Revista de Geografia é um periódico de Acesso Aberto. Significa que todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente e de forma imediata, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença Creative Commons aplicada ao conteúdo publicado. Esta declaração está de acordo com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).

NÃO HÁ TAXAS DE PUBLICAÇÃO para publicar nesta Revista

Sistema de Arquivo

O Open Journal Systems oferece suporte ao sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) para garantir um arquivo seguro e permanente para o periódico. O LOCKSS é um software de código aberto desenvolvido na Stanford University Library que permite que as bibliotecas preservem periódicos da web selecionados, pesquisando regularmente sites de periódicos registrados para conteúdo recém-publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado em relação a outros caches da biblioteca e, se for descoberto que o conteúdo está corrompido ou perdido, os outros caches ou o periódico são usados ​​para restaurá-lo.

Ética e Boas Práticas na Publicação

A Revista de Geografia, ISSN 2238-6211, é um periódico com arbitragem científica, objetivando assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Desse modo, é relevante e necessária a concordância dos agentes envolvidos no processo de publicação — Editoria, Conselho Editorial Nacional e Internacional, Pareceristas ad hoc e Autoras e Autores — relacionada aos padrões de comportamento ético. Tomando-se como referência o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE).

EDITORIA É RESPONSÁVEL POR:

  • Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo da Revista Ensino de Geografia (Recife) para o fluxo editorial, tomando como referência o foco temático do periódico, as diretrizes para publicação e aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio.
  • Orientar Autoras, Autores e Avaliadores sobre o fluxo editorial e o processo de arbitragem por pares, o que envolve atendimento às diretrizes da Revista Ensino de Geografia (Recife), submissão, avaliação e encaminhamentos.
  • Garantir um processo anônimo de arbitragem dos artigos (double-blind peer review), justo e imparcial, assegurando que as informações permaneçam confidenciais.
  • Assegurar a proteção da identidade das autoras, autores e avaliadores envolvidos no processo de arbitragem.
  • Realizar uma adequada seleção das avaliadoras e dos avaliadores.
  • Organizar a relação das avaliadoras e dos avaliadores, mantendo seus dados atualizados.
  • Assegurar que materiais não publicados em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas por Editoria ou membros do Conselho Editorial sem anuência das autoras e autores.
  • Responder a questionamentos relacionados a um artigo publicado, referentes a possibilidade de má conduta editorial, seguindo as orientações do COPE.
  • Publicar, quando se fizer necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa.
  • Assegurar a autonomia das decisões editoriais.
  • Proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores.
  • Garantir a manutenção das boas práticas editoriais.

AVALIADORES MEMBROS DO CONSELHO CIENTÍFICO OU DO CORPO DE PARECERISTAS AD HOC SÃO RESPONSÁVEIS POR

  • Notificar a Editoria de sua disponibilidade para avaliar um artigo.
  • Recusar o convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado; da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria; e/ou se houver conflito de interesse.
  • Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, protegendo a propriedade intelectual e os direitos das autoras e autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações.
  • Comunicar à Editoria sobre a identificação de violação de direitos por parte das autoras e autores e/ou de práticas de plágio.
  • Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais no que se refere a ética, impessoabilidade, razoabilidade e ao respeito aos direitos humanos.

AUTORAS E AUTORES SÃO RESPONSÁVEIS POR:

  • Conhecer foco, escopo e concepção da Revista Ensino de Geografia (Recife), bem como as diretrizes para submissão.
  • Elaborar o artigo com base em investigação e/ou estudo sistemático realizado, abordando e problematizando coerentemente os dados e apresentando as contribuições para a Área de Ensino de Geografia.
  • Garantir que o artigo submetido é original e inédito, assegurando consistente abordagem e significativa análise.
  • Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico ou veículo editorial.
  • Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição a qual se vincula a pesquisa retratada no artigo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos.
  • Assegurar que não haja expressões ou inserções que configurem plágio, bem como dar crédito citando-se as fontes de excertos de outras produções.
  • Garantir que o artigo não foi publicado em outro periódico.
  • Atribuir a autoria a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo.
  • Manter a comunicação com a Editoria, informando, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado.
  • Artigos que apresentam resultados de pesquisa, realizada no Brasil, envolvendo a abordagem e participação de seres humanos, a referida investigação deve ter sido analisada e aprovada por um Comitê de Ética — institucional, regional ou nacional —, atendendo às normatizações da Resolução CNS n. 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos) e da Resolução CNS n. 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais), conforme a especificidade do trabalho apresentado. Neste caso, precisa ser informado, na seção mais oportuna (Introdução, Metodologia ou Análise/Discussão), em nota de rodapé, o parecer de aprovação emitido pelo Comitê de Ética, seguida da data de aprovação e seu respectivo número CAAE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética). O referido documento de aprovação poderá ser solicitado pela Equipe Editorial ou pelos revisores.

Esta Política de Ética é baseada em recomendações da Elsevier e do COPE.

Propriedade e gestão

Revista da Universidade Federal de Pernambuco, mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE e  hospedada no Portal de Periódicos da UFPE. É apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) e Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da mesma universidade, por meio do Programa Institucional de Suporte aos Periódicos da UFPE.