OS DESAFIOS DA PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto

Resumo


O contexto de mundo contemporâneo é caracterizado por muitos atributos, dentre eles, o processo de globalização econômica. Apesar desse processo não ser recente, as mudanças decorridas na segunda metade do século XX têm implicado na aceleração e intensificação das transformações socioespaciais. Assim, as práticas espaciais dos sujeitos tem se tornado cada vez mais complexas, pois  se amplia a dificuldade de compreensão e de atuação. Nesse sentido, reforça-se a importância do ensino de Geografia na interpretação de tais práticas pelo desenvolvimento do raciocínio geográfico junto ao aluno. Contudo, tal desenvolvimento perpassa por desafios. Diante disso, este trabalho objetiva-se analisar alguns desafios para o desenvolvimento do raciocínio na prática educativa do professor de Geografia na educação básica. Para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa, tanto na produção das informações bibliográficas como nas análises dos resultados. Os resultados mostraram haver muitos desafios para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, dentre eles, destacou-se as influências das imposições de políticas para educação de cunho neoliberal, as condições físicas das escolas, bem como a formação de professores de Geografia.  


Palavras-chave


Cognição; desafios; ensino; geografia; raciocínio.

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DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2019.v2n3id243161

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