Geografia no ensino fundamental anos finais: uma análise do ensino público e particular no município de Patos-PB
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244690Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Redes de ensino, Ensino fundamentalResumo
Os conhecimentos referentes à Geografia são bastante significativos para o entendimento do mundo atual, no entanto, percebe-se que estes têm tratamentos diferenciados quando se analisa a sua aplicabilidade nas redes pública e particular de ensino. Este artigo buscou identificar as dificuldades enfrentadas por professores de Geografia destas duas redes no tocante à transmissão dos conhecimentos geográficos. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio da aplicação de questionários em 10 instituições de ensino, sendo 5 públicas e 5 particulares. Percebeu-se que os professores de Geografia das escolas públicas enfrentam problemas estruturais como a falta de recursos didáticos e problemas de ordem social como a ausência da família no ambiente escolar. Neste sentido, diversos autores como Kaercher (2010) falam de uma mudança metodológica por parte dos professores, mas verifica-se que estes possuem outros desafios que apresentam maior dificuldade para serem superados. Conclui-se, portanto, que a disparidade entre a rede pública e privada no ensino fundamental no município de Patos – PB não se dá por incapacidade dos professores, mas sim, por uma escassez de recursos que auxiliam no desenvolvimento das aulas tornando-as mais dinâmicas e atrativas.
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