METODOLOGIA DO EDUCAR PELA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: NA PRÁTICA E POSSIBILIDADES

Geanne Estevam Silvano Geanne Estevam Silvano, Geovar Miguel dos Santos, Ione Rodrigues Diniz Morais, Tânia Cristina Meira Garcia

Resumo


O presente trabalho trata de apresentar a aplicação da Metodologia do Educar pela Pesquisa como uma possibilidade de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental cujo foco é a pesquisa em sala de aula. Esta proposta difundida e que serviu de requisito avaliativo ao término do semestre na disciplina Geografia no Espaço Escolar do Mestrado Profissional em Geografia da UFRN – GEOPROF/ CERES- RN no semestre 2019.2, o estudo da pesquisa como princípio educativo, vinculado à temática Geografia e Cidadania correlaciona os fundamentos defendido por Pedro Demo na busca de encorajar seu uso também na Educação Básica pelos mestrandos. A pesquisa do tipo exploratória, usou questionários de investigação em campo para situar/diagnosticar os conhecimentos dos alunos do 5º ano a respeito dos serviços essenciais existente no bairro onde estudam. Como base teórica, a pesquisa do tipo descritivo analítica, através de estudo bibliográfico, baseado em autores da abordagem pedagógica sociocultural, em termo didático pedagógicos várias estratégias para alcançar os objetivos.

Palavras-chave


Ensino de Geografia, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educar pela Pesquisa, Prática de Ensino, Sequência Didática.

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DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n2id246229

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