O TRABALHO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DA LATERALIDADE EM ESCOLARES

Authors

  • Rayane da Silva Souza Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória de Santo Anto
  • Iberê Caldas Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão

DOI:

https://doi.org/10.51359/2527-0885.2021.251552

Abstract

Introdução: A Educação Física é a ciência que estuda o movimento do corpo, com o objetivo de estimular, vivenciar e desenvolver capacidades cognitivas, afetivas e físicas do indivíduo, além de ser um instrumento pedagógico e eficaz. Aprendizagem motora, psicomotricidade, cognição, lateralidade e tudo que envolva aquisição de habilidades, e/ou execução de movimentos estão correlacionados diretamente com a educação física, pois é através da mesma que se adquire a consciência corporal. Quando a criança se encontra na fase da iniciação esportiva, mas não teve experiências ricas de aprendizagem motora, pode ter o seu desenvolvimento motor comprometido e vir a apresentar dificuldades de aprendizagem devido aos distúrbios ou transtornos durante o seu processo. Os distúrbios de lateralidade e os problemas de aprendizagem escolar podem estar relacionados. Esses se classificam em: dislexia, disortografia e discalculia. Objetivo: Identificar possíveis distúrbios relacionados à Lateralidade que derivam da falta de vivência (estímulos) nas aulas de educação física e relacionar ao desenvolvimento motor. Método: O referido estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura narrativa, onde foram verificadas semelhanças e diferenças nas definições sobre os distúrbios relacionados a aprendizagem, encontradas com base nos estudos publicados entre os anos de 2005 e 2019. Resultados e Discussão: Por meio da lateralidade que o indivíduo se situa no ambiente, manifestando-se através das experiências vividas. A educação física desempenha um papel de relevante importância durante toda a vida e principalmente na fase escolar das crianças, sendo assim seu corpo se torna seu principal instrumento de autoconhecimento. Conclusão: A falta de prática nas aulas de educação física principalmente na fase educação infantil acarreta em um fraco desenvolvimento motor que não foi estimulado como deveria ser, e isso, venha interferir negativamente na vida pessoal e escolar, além de possivelmente não proporcionar experiências afetivas positivas nessas crianças.

References

AQUINO, M. F. S. et al. A psicomotricidade como ferramenta da educação física na educação

infantil. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 4, n. 14, p. 245-257, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes

e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

AVILA, A. S. Educação Física na Educação Infantil: o papel do professor de Educação Física.

AVILA, A. S. Educação Física na Educação Infantil: o papel do professor de Educação Física.

Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Escola de Educação Física,

Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

GALATTI, L. R. et al. Pedagogia do esporte e basquetebol: aspectos metodológicos para o

desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro,

v. 8, n. 2, p. 79-93, 2012.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor:

bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.

LEONEL, Z. Educação infantil: primeira etapa da educação básica. Revista HISTEDBR On-line.

Campinas, n. 10, p. 1-4, 2003.

MARQUES, T. S. et al. A percepção motora: padrões motores fundamentais de movimento em

crianças de 4 e 5 anos de idade. EFDeportes.com. Revista Digital, Buenos Aires, v. 18, 2016.

MORESI, E. et al. Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, v. 108, n.

, p. 5, 2003.

PACHER, L. A. G.; FISCHER, J. Lateralidade e educação física. ICPG, [Florianópolis], p. 1-9, 2003.

PARANÁ. Governo do Estado do Paraná. Secretaria de Educação. Os desafios da escola pública

paranaense na perspectiva do professor PDE. Curitiba: Secretaria de Educação, 2014.

RÉ, A.; Nicolai, H. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência:

Implicações para o esporte. Motricidade, Ribeira de Pena, Portugal, v. 7, n. 3, p. 55-67, 2011.

RIBEIRO, G. M. T.; LAGE, G. M.; SOUZA, T. APOLINÁRIO; P.; FERNANDES, D.; APARECIDA, L..

Influência da prática de natação e da idade na lateralidade. Pesquisa em Comportamento

Motor/Motor Behavior Research, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 4-8, 2019.

SACCHI, A. L.; METZNER, A. C. La percepción del pedagogo sobre el desarrollo psicomotor en la

educación infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 96-110,

SOUZA, L. P. T.; FIGUEIREDO, B. M.; FIGUEIREDO, A. P. A relação entre desenvolvimento motor,

lateralidade e iniciação esportiva. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, v. 18, n. 184,

TANI, Go. Comportamento Motor. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

VIANNA, J. A. Lateralidade e Fracasso escolar. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 30-39,

Published

2021-08-24