CONCEPÇÕES PARA O ENSINO DA TÁTICA E DA TÉCNICA DAS MODALIDADES COLETIVAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2527-0885.2019.243888Resumo
O trabalho surge a partir da apreensão acerca do ensino do esporte, em especial os coletivos de invasão, nas aulas de Educação Física Escolar.Referências
AUTORES, C.. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo. Cortez, 1992.
BARBIERI, C.; BITTAR, A. F. Esporte Educacional: Uma Proposta Renovada. Recife:
Universidade de Pernambuco/UPE-ESEF MEE/INDESP, 1996.
BAYER, C. O ensino dos desportos coletivos. Paris: Vigot, 1994.
BETTI, M. Por uma teoria da prática. Revista Motus Corporis. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.73-127,
BIANCO, M. Capacidades cognitivas nas modalidades esportivas coletivas. IN: DE ROSE JUNIOR,
Dante. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
BRACHT, V. Aprendizagem Social e Educação Física. Porto Alegre: Magister, 1992.
CALDAS, I. S. L.; SOUZA, F. T. C.; SOUGEY, E. B. Formação esportiva no handebol e métodos
de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T), IN: CALDAS, I. S. L. Treinando Handebol. Recife:
Ed. Universitária da UFPE, 2014.
CORTEZ, J. A. A. Modalidades Esportivas Coletivas: O Futebol, IN: IN: DE ROSE JUNIOR, D.
Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
COSTA, L. C. A; NASCIMENTO, J.V. O ensino da Técnica e da tática: novas abordagens
metodológicas. Revista da Educação Física. Maringá, v.15, n.2, p. 49-56, 2. Sem. 2004.
DAOLIO, J. Educação Física Escolar: em busca da pluralidade. Revista Paulista de Educação
Ensino do Esporte na Escola
Revista Brasileira do Esporte Coletivo. Ano 3. Volume 3. 2019.
Física. São Paulo, supl.2, p.40-42, 1996.
DE ROSE JUNIOR, D. Iniciação nas modalidades esportivas coletivas: a importância da
dimensão tática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v. 4, n. 4, p. 71-93, 2005.
DE ROSE JUNIOR, D; SILVA, T. A. F. As Modalidades Esportivas Coletivas (MEC): história e
caracterização, IN: DE ROSE JUNIOR, D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2006.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione,
GARGANTA, J. Estratégia e Táctica nos Jogos Desportivos Colectivos. In: OLIVEIRA, J.; TAVARES,
F. Estratégia e Táctica nos Jogos Desportivos Colectivos. Universidade do Porto, 1996.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. O
Ensino dos jogos desportivos. Porto: Rainho & Neves, p. 11-25 1998.
GARGANTA, J. O treino da táctica e da estratégia nos jogos desportivos. In: GARGANTA, J. (Ed.).
Horizonte e órbitas no treino dos jogos desportivos. Porto: Converge Artes Gráficas, p. 51-61,
GRAÇA, A.; MESQUITA, I. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos.
Revista do Porto de Ciências do Desporto, v. 7, n. 3, p. 401–421, 2007.
GRECO, P. J. Sistematização do processo de ensino-aprendizagem-treinamento tático nos jogos
esportivos coletivos. In: GRECO, P. J.; SAMULSKI, D. M.; GARCIA, E. S.; SZMUCHROWSKI, L.
Temas atuais em Educação Física e esportes II. Belo Horizonte: Health, p. 44-56, 1997.
GRECO, P. J. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no
clube. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1998.
GRECO, P. J. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico.
Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2007 (2a reimpressão).
GRECO, P. J. Organização e desenvolvimento pedagógico do esporte no programa segundo tempo.
In: OLIVEIRA, A.A.B.; PERIM, G.L. Fundamentos pedagógicos do programa segundo tempo: da
reflexão à prática. Maringá: Eduem, 2009.
GRECO, P. J.; SOARES, V. O. V. A análise da técnica-tática nos esportes coletivos: “por que”,
“o quê” e “como”. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes. v. 9, n. 2, p. 3-11, 2010.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí. Ed: Unijuí, 2004.
MESQUITA, I.; GRAÇA, A. Modelos de Ensino dos jogos desportivos. IN: TANI, G.; BENTO, J. O.;
PETERSEN, R. D. S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
PAES, R. R. Pedagogia do esporte: contextos, evolução e perspectivas. Revista Brasileira de
Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 5, p. 171, set. 2006.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; MONTANGNER, P. C. Pedagogia do esporte – aspectos
conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte Editora, 2013.
RODRIGUES, H. A.; DARIDO, S. C. A Técnica Esportiva em Aulas de Educação Física: um olhar
sobre as tendências sócio-culturais. Porto Alegre, v. 14, n. 02, p. 139-154, 2008.
RONCHI, Â. M. A transformação didático-pedagógica do esporte na Educação Física Escolar.
(monografia). Criciúma, 2010.
Revista Brasileira do Esporte Coletivo. Ano 3. Volume 3. 2019.
SADI, R. S. Pedagogia do esporte: descobrindo novos caminhos. São Paulo: Ícone, 2010.
Ensino do Esporte na Escola
SADI, R. S. et al. Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações. Pensar
a Prática. v. 11, n. 1, p. 17-26, 2008.
SCAGLIA, A. J.; REVERDITO, R. S. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São
Paulo: Phorte, 2009.
SEABRA, F.; LAMAS, L. Estratégia, tática e técnica nas modalidades esportivas coletivas: conceitos e
aplicações. IN: DE ROSE JUNIOR, D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2006.
SIMÕES, A. C. Modalidades esportivas coletivas: o handebol. IN: DE ROSE JUNIOR. Modalidades
esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
TANI, G.; CORRÊA, U. C. Esportes coletivos: alguns desafios quando abordados sob uma visão
sistêmica, IN: DE ROSE JUNIOR, D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2006.
THOMAS, J. R. Métodos de Pesquisa em atividade física. 5. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2007.