A influência do relacionamento treinador-atleta no desenvolvimento de habilidade para a vida em jovens praticantes de handebol
Palabras clave:
Handebol, Treinador-Atleta, Jovens, Habilidades Para a Vida.Resumen
Introdução: Este estudo transversal observou o papel preditor do
relacionamento treinador atleta no desenvolvimento habilidades para vida em jovens praticantes de handebol. Método: Participaram deste estudo 100 jovens atletas de handebol (65 meninos e 35 meninas), com média de idade de 14.38 ± 5.15 anos, tempo de prática de 4.92 ± 1.38 anos e tempo com treinador de 5.75 ± 1.15 anos. Para avaliar a qualidade do relacionamento treinador-atleta foi utilizado o Questionário de Relacionamento Treinador-Atleta (CART-Q), e a Escala de Habilidades para Vida no Esporte. A análise de regressão múltipla descobriu que comprometimento influenciou de forma positiva o desenvolvimento das habilidades sociais, habilidades emocionais, liderança e controle do tempo. Discussão: Complementariedade influenciou de forma positiva as habilidades de estabelecimento de metas, habilidades sociais, solução de problemas, habilidades emocionais, liderança, controle do tempo e comunicação. Conclusão: Conclui-se que o comprometimento e a
complementariedade parece ser um fator interveniente no desenvolvimento das habilidades para vida em jovens atletas de handebol. Do ponto de vista prático, é fundamental que os treinadores esportivos proporcionem um ambiente de maior afeito e de experiências esportivas positivas para que os jovens desenvolvam as habilidades para vida através do esporte em longo prazo.
Citas
BRUNER, Mark W. et al. Ties that bond: Youth sport as a vehicle for social
identity and positive youth development. Research quarterly for exercise and
sport, v. 88, n. 2, p. 209-214, 2017.
CIOCANEL, Oana et al. Effectiveness of positive youth development
interventions: A meta-analysis of randomized controlled trials. Journal of youth
and adolescence, v. 46, n. 3, p. 483-504, 2017.
COTÉ, Jean et al. The benefits of sampling sports during childhood. Physical &
Health Education Journal, v. 74, n. 4, p. 6, 2009.
CÔTÉ, J.; ERICKSON, K. Diversification and deliberate play during the sampling
years. In: Routledge handbook of sport expertise. Routledge, 2015. p. 305-
CÔTÉ, J.; TURNNIDGE, J.; EVANS, M. Blair. The dynamic process of
development through sport. Kinesiologia Slovenica, v. 20, n. 3, 2014.
CRONIN, L. D.; ALLEN, J. Examining the relationships among the coaching
climate, life skills development and well-being in sport. International journal of
sports science & coaching, v. 13, n. 6, p. 815-827, 2018.
CRONIN, L. D.; ALLEN, J. Development and initial validation of the Life Skills
Scale for Sport. Psychology of Sport and Exercise, v. 28, p. 105-119, 2017.
Relações Interpessoais e Desenvolvimento de Habilidades para Vida
Revista Brasileira do Esporte e do Exercício. Ano 1. VOLUME 1. 2022
CRONIN, Lorcan et al. Students’ perceptions of autonomy-supportive versus
controlling teaching and basic need satisfaction versus frustration in relation to
life skills development in PE. Psychology of Sport and Exercise, v. 44, p. 79-
, 2019.
DO NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade et al. La motivación del
deportista y la calidad de su relación con el entrenador. Apunts. Educación
física y deportes, v. 4, n. 142, p. 21-28, 2020.
FREIRE, Gabriel Lucas Morais et al. A qualidade do relacionamento com o
treinador é importante para a motivação tanto de meninos quanto de meninas no
esporte escolar? Saúde e Pesquisa, v. 14, n. 4, p. 1-14, 2021.
FREIRE, Gabriel Lucas Morais et al. Do age and time of practice predict the
development of life skills among youth futsal practitioners?. Cuadernos de
Psicología del Deporte, v. 21, n. 1, p. 135-145, 2021.
GOULD, D.; CARSON, S. The relationship between perceived coaching
behaviors and developmental benefits of high school sports participation.
Hellenic journal of psychology, v. 7, n. 1, p. 298-314, 2010.
HODGE, K.; DANISH, S. Promoting life skills for adolescent males through sport.
Handbook of counseling boys and adolescent males: A practitioner’s
guide, p. 55-71, 1999.
HOLT, Nicholas L. et al. A grounded theory of positive youth development
through sport based on results from a qualitative meta-study. International
review of sport and exercise psychology, v. 10, n. 1, p. 1-49, 2017.
JACOBS, J. M.; WRIGHT, P. M. Transfer of life skills in sport-based youth
development programs: A conceptual framework bridging learning to
application. Quest, v. 70, n. 1, p. 81-99, 2018.
JOHNSTON, J.; HARWOOD, C.; MINNITI, A. M. Positive youth development in
swimming: Clarification and consensus of key psychosocial assets. Journal of
applied sport psychology, v. 25, n. 4, p. 392-411, 2013.
JOWETT, S.; NEZLEK, J. Relationship interdependence and satisfaction with
important outcomes in coach–athlete dyads. Journal of Social and Personal
Relationships, v. 29, n. 3, p. 287-301, 2012.
JOWETT, S. Interdependence Analysis and. Social Psychology in Sport, v. 10,
p. 13, 2007.
MADIGAN, D. J.; STOEBER, J.; PASSFIELD, L. Motivation mediates the
perfectionism–burnout relationship: A three-wave longitudinal study with junior
athletes. Journal of sport and exercise psychology, v. 38, n. 4, p. 341-354,
MATA, R. T.; GOMES, A. Rui. Relação treinador-atleta: Teoria, investigação
e intervenção. 2016.
Relações Interpessoais e Desenvolvimento de Habilidades para Vida 54
Revista Brasileira do Esporte e do Exercício. Ano 1. VOLUME 1. 2022
MOSSMAN, G. J.; CRONIN, L. D. Life skills development and enjoyment in youth
soccer: The importance of parental behaviours. Journal of sports sciences, v.
, n. 8, p. 850-856, 2019.
MYER, Gregory D. et al. Sport specialization, part I: does early sports
specialization increase negative outcomes and reduce the opportunity for
success in young athletes?. Sports health, v. 7, n. 5, p. 437-442, 2015.
NICHOLLS, A. R.; PERRY, J. L. Perceptions of coach–athlete relationship are
more important to coaches than athletes in predicting dyadic coping and stress
appraisals: an actor–partner independence mediation model. Frontiers in
psychology, v. 7, p. 447, 2016.
PIERCE, S.; GOULD, D.; CAMIRÉ, M. Definition and model of life skills transfer.
International review of sport and exercise psychology, v. 10, n. 1, p. 186-
, 2017.
YANG, S. X.; JOWETT, S.; CHAN, D. K. C. Effects of big‐five personality traits
on the quality of relationship and satisfaction in Chinese coach–athlete dyads.
Scandinavian journal of medicine & science in sports, v. 25, n. 4, p. 568-580, 2015.