Roteiros Geoturisticos no Litoral Sul de Pernamnuco

Thaís de Oliveira Guimarães, Gorki Mariano, Arthur Agostinho de Abreu Sá

Resumo


Este trabalho é fruto de seis anos de pesquisa na região do Litoral Sul de Pernambuco. As atividades tiveram início em 2011 a partir do ingresso da autora no Mestrado em Geociências da UFPE, tendo como objetivo principal o mapeamento de sete trilhas geoturísticas de caráter interdisciplinar, na área que compreende parte do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, mais precisamente sobre o Promontório do Cabo, no município do Cabo de Santo Agostinho.
Em 2013, a partir do ingresso no curso de Doutorado em Geociências, também na UFPE, foi iniciada uma pesquisa mais abrangente, com a expansão da área de estudo para toda faixa sul do Litoral de Pernambuco, contemplando assim, os PRINCIPAIS ELEMENTOS DA GEODIVERSIDADE da faixa litorânea de sete municípios (Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande).
O material agora apresentado foi elaborado a partir do inventário do Patrimônio Geológico do Litoral Sul de Pernambuco, que resultou em treze GEOSSÍTIOS e demais pontos, que apresentam interesse histórico, cultural, biológico ou outro, que possa agregar valor ao turismo já existente. Está centrado nos pilares do GEOTURISMO, que por sua vez apresenta uma visão mais holística da atividade turística.
Tem-se em mãos um guia ilustrado, contendo imagens autorais e idealizado de forma interdisciplinar, buscando contribuir com o turismo na região e o incremento da atividade, através da associação: “turismo de sol e praia” e geoturismo. Tendo ainda como objetivo, possibilitar a informação e o acesso ao público e as comunidades locais, destacando a importância dos elementos da Geodiversidade e principalmente do Patrimônio Geológico do Litoral Sul de Pernambuco.


Palavras-chave


Roteiros Geoturisticoss, Geodiversidade, Litoral Sul de Pernambuco

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.