NIGERITE GROUP “ZINCONIGERITE-(6N6S)” VARIETY IN THE RONCADEIRA PEGMATITE, NOVA PALMEIRA-COUNTY STATE OF PARAÍBA, BORBOREMA PROVINCE, NE-BRAZIL

Hartmut Beurlen, Rainer Thomas, Dwight Soares, Marcelo Rodrigues Silva

Resumo


Descreve-se a primeira ocorrência de um mineral do grupo da nigerita na Província Pegmatítica da Borborema, no pegmatito Roncadeira, Nova Palmeira-PB. No Brasil é a segunda, pois já havia sido descrita outra, em regolito associado a pegmatitos próximos à vila Jornal, às margens do rio Parapueri, no Amapá. As análises químicas desta primeira ocorrência no Amapá não permitiram, na época, caracterizá-la conforme a nomenclatura adotada a partir de 2002 pela “International Mineralogical Association” (IMA) para o super-grupo nigerita-högbomita. A ocorrência de Roncadeira já havia sido mencionada em trabalho anterior pelos autores, mas sem maiores detalhes. A identificação foi realizada pela própria composição química, inicialmente semi-quantitativa, indicada por microscopia eletrônica de varredura (MEV), mas depois confirmada por análises quantitativas via microssonda eletrônica (EMPA) e pelo espectro RAMAN. A fórmula química obtida a partir da média de 13 análises em três grãos, normatizada para um total de 11 cátions é:
Sn0.95Ta0.04 (Zn1.14, Fe0.69, Mg0.09, Mn0.10 , Ca 0.02)2.04 Al7.85Si0.11O15 (OH)
As médias das razões catiônicas Zn/(Zn+Fe+Mn+Mg+Ca) = 0.56 e de Zn/Fe = 1.65 (inadequadas para ferro- ou magnesionigerita) e a razão Al/Sn = 8.27 (maior que 7), típica para o polissoma -6N6S, permitem pois identificá-la como “zinconigerita-6N6S” (ZN a partir de agora), espécie do grupo ainda não reconhecida pela (IMA), mas já registrada em pelo menos oito outras ocorrências mundiais. A ZN no pegmatito de Roncadeira ocorre associada com cassiterita, tapiolita-(Fe), ferrowodginita, assim como com crisoberilo e gahnita enriquecidos tanto no contato “greisenificado” como em corpos de substituição dominados por agregados sacaroidais de albita + quartzo + muscovita. Esta associação é muito similar às descritas na ocorrência tipo na Nigéria e outras similares na Namíbia, Portugal (Cabana / Ponte de Lima; Lousas/Barroso Alvão) Amapá/Brasil, Finlândia (Rosendal). Todas estas ocorrências são, portanto possívelmente ligadas a atividades metamórfico-metassomáticas de contato tardias nos pegmatitos hospedeiros.


Palavras-chave


“Zinconigerita-6N6S”, Pegmatito Roncadeira, Província Borborema

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.