Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Geometria Gráfica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O modelo para a confecçao do artigo pode ser baixado através do menu principal Template

As opiniões emitidas nos trabalhos, bem como a exatidão e adequação das citações e referências bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Tendo em vista que os trabalhos serão divulgados em meio eletrônico, os autores transferem automaticamente para o periódico os “Direitos Autorais” exclusivos de publicação a partir da data de submissão do trabalho.

Política de Privacidade: os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outros fins.

A publicação dos trabalhos não acarreta custos para os autores

Os trabalhos devem seguir a formatação do Template da Revista Geometria Gráfica, disponível na barra de ferramentas do site. 

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo serão devolvidas aos autores.

  1. Os trabalhos poderão ser publicados em um dos seguintes idiomas: português, espanhol ou inglês. Os artigos escritos em inglês não necessitam ter resumo em outra língua. Já os artigos escritos em português ou em espanhol devem ter resumo em inglês;
  2. O artigo deve ser original e inédito e não deve estar sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor";
  3. Serão aceitas contribuições que contenham no máximo 5 (cinco) autores.
  4. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;
  5. O(s) autor(es)  devem submeter o artigo à comissão por meio do envio de:
  • Dois arquivos com identificação de autoria (um em formato doc. e outro em formato pdf.), que devem ser nomeados da seguinte maneira:

SOBRENOME AUTOR 1_SOBRENOME AUTOR 2

Ex: SILVA_SOUZA

  • Dois arquivos sem identificação de autoria (um em formato doc. e outro em formato pdf.). Tais  arquivos seguirão para a revisão cega, dessa forma não devem fazer referência ao(s) autor(es) nem à instituição de origem. No documento original onde haveria referência à autoria , substituir por: <OMITIDO PARA REVISÃO CEGA>. Esses arquivos devem ser nomeados da seguinte maneira:

TITULO DO TRABALHO_RevisãoCega

  1. Requisitos de formatação para FOLHA DE ROSTO. Utilizar template ou diretrizes abaixo:

Título na Língua Principal (Português, espanhol e inglês)

Deve identificar e informar sobre a contribuição do trabalho para a respectiva área temática.

Fonte Cambria 16, apenas a primeira letra da primeira palavra é maiúscula, justificado, negrito, espaçamento simples, antes 0, depois 12.

Título em Inglês

Exigido quando a língua principal do texto não for inglês.

Fonte Cambria 16, apenas a primeira letra da primeira palavra é maiúscula, justificado, negrito, espaçamento simples, antes 0, depois 12.

Subtítulo

O uso do subtítulo é opcional, podendo complementar o caráter informativo do título ou ser um elemento de atratividade.

Fonte Cambria 16, apenas a primeira letra da primeira palavra é maiúscula, justificado, negrito, espaçamento simples, antes 0, depois 12.

Autoria

Nome do Autor  

Fonte Cambria 9, negrito, primeira letra de cada palavra maiúscula, alinhado à direita, espaçamento simples, antes 0, depois 6.

Titulação, vinculo institucional, instituição, cidade e país

Fonte cambria 9, primeira letra de cada palavra maiúscula, alinhado à direita, espaçamento simples, antes 0, depois 0.

e-mail

Fonte Cambria 9, todas minúsculas, alinhado à direita, espaçamento simples, antes 0, depois 0.

Resumo

Resumén

Abstract

Título da Seção: Fonte Cambria 11, negrito, todas maiúsculas, justificado, espaçamento simples, antes 0, depois 0.

  • Texto: fonte Cambria 10, justificado, espaçamento simples, antes 0, depois 0. Deve possuir no máximo 200 palavras. O texto deve ser escrito em um único parágrafo e deve conter as informações principais do artigo como objetivos, resultados, métodos, etc. , consultar a norma ABNT 6028:2003.

Palavras-chave Keywords,

Palabras-clave 

  • Termos que identifiquem as áreas de conhecimento abrangidas pelo artigo. A quantidade mínima é de 3 (três) e a máxima é de 5 (cinco) palavras-chave. OBS: as palavras-chave indicadas pelos autores são sugestões. Poderá haver alterações para adequação às regras de catalogação científica.
  • Fonte Cambria 10, negrito, justificado, espaçamento simples, antes 0, depois 0.
 
  1. No quadro abaixo encontram-se os requisitos de formatação para o CORPO DO ARTIGO.

Corpo do Artigo 

No caso de artigos que descrevam os resultados de pesquisas de natureza empírica, deve-se obedecer a seguinte ordem:

  1. Introdução;
  2. Fundamentação Teórica;
  3. Métodos e Técnicas;
  4. Resultados e Discussão, e;
  5. Considerações.

Em artigos de orientação teórica ou bibliográfica sugere-se manter a ordem:

  1. Introdução;
  2. Desenvolvimento (com as chamadas pertinentes para cada seção e/ou subseção), e;
  3. Considerações Finais.
  • Título da Seção: fonte Cambria 12, todas maiúsculas, negrito, alinhado à esquerda, espaçamento 1,5, antes e depois 12.
  • Texto: cor da fonte: preta; margens: esquerda e superior, 3 cm; margens direita e inferior, 2 cm; fonte Cambria 12, justificado, espaçamento simples, antes e depois 6. Início de parágrafo com recuo de 1,5 cm.
 

Referências Bibliográficas

É obrigatória a apresentação de referências bibliográficas. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do(s) autor(es). Devem ser relacionadas ao final do texto, em ordem alfabética conforme a norma NBR 6023:2002 da ABNT.

Título da Seção: fonte Cambria 12, todas maiúsculas, negrito, alinhado à esquerda, espaçamento 1,5, antes e depois 12.

Referências Bibliográficas: fonte Cambria 12, justificado, espaçamento simples, antes e depois 6.

Notas de Rodapé

Devem ser evitadas sempre que possível, sendo utilizadas apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. Devem ser numeradas (utilizando-se a numeração consecutiva dentro do texto) e mantidas no rodapé da página correspondente.

Fonte Cambria 9, justificado, espaçamento simples, antes e depois 0. Início de parágrafo sem recuo.

Apêndices

Devem ser empregados no caso de listagem.

Citações

Citações Indiretas: devem estar organizadas segundo o sistema autor-data, na forma (AUTOR, 2017), conforme a norma NBR 10520:2002.

Citações Indiretas no corpo do texto ou diretas de até três linhas: devem estar organizadas segundo o sistema autor-data, na forma: Autor (2017), ao longo do texto, conforme a norma NBR 10520:2002.

Citações diretas longas (que ultrapassam três linhas de texto): devem apresentar recuo de 4 cm, fonte Cambria 10, espaçamento simples, justificado, antes e depois 6 e apresentar citação ao final com numeração da página.

Agradecimentos

Ao final do trabalho é permitido incluir agradecimentos às instituições financiadoras, universidades, etc. Lembrando que este contará no número máximo de páginas permitida.

  • Fonte Cambria 12, negrito, alinhado à esquerda, espaçamento 1,5, antes e depois 12.

Unidades de Medida

O Sistema Internacional (SI) de unidades métricas deverá ser utilizado  para as medidas e abreviações das unidades.

Numeração das páginas

Deverão ser numeradas sequencialmente, iniciando a contagem após a folha de rosto.

Tabelas, Figuras, Imagens e Gráficos

Título: fonte Cambria 12, todas maiúsculas, negrito, alinhado à esquerda, espaçamento 1,5, antes e depois 12.

As tabelas, figuras, imagens e gráficos devem possuir legenda conforme formatação a seguir:

Figura 1: texto com as informações sobre a figura, em cambria 10 centralizado, espaçamento simples, antes e depois 6. O texto pode ocupar mais de uma linha.

 

Fonte: abaixo da figura, informar fonte e ano, mesma formatação da legenda (2014).

 

  1. Extensão do texto:

Artigos científicos

mínimo de 25.000 e máximo de 60.000 caracteres com espaçamento

Resenhas

mínimo de 2.000 e máximo de 4.000 caracteres sem espaçamento

Cartas

máximo de 4.000 caracteres sem espaçamento

  1. Declaração de Direito Autoral: autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à “Revista Geometria Gráfica” o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
    2. Após publicação nessa revista os autores não estão autorizados para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em outro periódico, evento ou como capítulo de livro)
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

     

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.