Diretrizes para aplicação de superfícies paramétricas baseadas em luz e sombra
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-0797.2019.241301Palavras-chave:
Superfícies Paramétricas, Grasshopper, Luz e SombraResumo
Desde os relógios solares da Antiguidade até os painéis fotovoltaicos atuais, o homem procura interagir com a luz. Seguindo a mesma intuição de usar esse recurso renovável, essa pesquisa apresenta um estudo de criação de imagens bicromáticas através da luz e sombra. Na arquitetura, o uso de texturas em conjunto com a iluminação vem sendo cada vez mais usado como elemento decorativo em revestimentos, painéis, murais e fachadas. Com o objetivo de traçar diretrizes para otimizar a aplicação dessas texturas, foram selecionados parâmetros de inclinação do módulo, complexidade da imagem e opacidade do material. Com a ajuda do software Rhinoceros e o plug-in Grasshopper, esses parâmetros foram testados em todas as possíveis combinações e simulados em ambientes internos e externos. Ao final do estudo, foi possível dar diretrizes de dimensionamento de painéis para os tipos de ambientes, inclinação ideal do módulo para melhor contraste entre figura e fundo, dimensões mínimas para que textos sejam legíveis e o melhor nível de opacidade na escolha dos materiais. Esse material poderá servir para arquitetos, designers e decoradores que necessitam representar imagens, textos ou passar qualquer informação através de texturas, luz e sombra.
Referências
BAXANDALL, Michael. Sombras e Luzes. Tradução: Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Edusp, 1997.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. HERNANDEZ, Carlos Roberto Barrios. Thinking parametric design: introducing parametric Gaudi. Design Studies, V.27, n.3, p. 309-324, maio 2006.
HERNANDEZ, Carlos Roberto Barrios. Thinking parametric design:
introducing parametric Gaudi. Design Studies, V.27, n.3, p. 309-324, maio 2006.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Coleção: Arte & Comunicação. São Paulo: Edições 70, 1996.
KOLAREVIC, B. (Ed.). Architecture in the digital age: design and manufacturing. New York: Spon Press, 2003.
LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. 6ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.
TERZIDIS, Kostas. Algorithmic architecture. 1. ed. Architectural Press, 2003.
ULRICH, Roger S. Effects of healthcare Interior Design on Wellness: theory and recent scientific research. In: Symposium on Healthcare Design, 4, 1991, Boston. Innovations in healthcare design: selected presentations from the first five symposia on healthcare design. New York: Sara O. Marberry, 1995.
VASCONCELOS, Renata T. B. Humanização de ambientes hospitalares: características arquitetônicas responsáveis pela integração interior/exterior. 2004. 177p. il. color. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) -Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2004.
WOODBURY, Robert. Elements of parametric design. Londres: Routledge, 2010.