O desenho da cidade histórica enquanto elemento de memória e preservação: o caso de Cachoeira, no Recôncavo Baiano

Autores

  • Elisângela Queiroz Veiga Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2019.241303

Palavras-chave:

Desenho, Memória, Desenho Urbano, Patrimônio, Cidade de Cachoeira no Recôncavo Baiano

Resumo

O artigo apresentado faz um preâmbulo referente a conceitos de memórias que estão relacionados com os espaços que ocupamos e imprimimos nossas experiências, bem como a importância do reconhecimento da materialidade enquanto suporte para a convalidação da memória coletiva. A forma da cidade, por meio do seu desenho, é tomada como suporte dos registros deixados ao longo do tempo pelos seres humanos, sendo proposta uma reflexão sobre o traçado das aglomerações urbanas e suas implicações. O caso específico da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, é abordado como exemplo do desenho característico da maioria das cidades históricas brasileiras, que carecem de um olhar respeitoso para com o seu passado e as demandas atuais. Para tanto, as ferramentas de desenho urbano são pontuadas como alternativas no processo de preservação do patrimônio edificado, considerando as formas de ocupação das cidades ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Elisângela Queiroz Veiga, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Desenho, Cultura e Interatividade, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb); Bacharela em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Bacharela em Design Gráfico, Universidade Federal da Bahia (UFBA); Licenciada em Matemática, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Referências

BARNETT, J. An introduction to Urban Design. Nova Iorque: Harper & Row Publishers, 1982.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 3. ed. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2006.

DEL RIO, Vicente. Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo: Pini, 1990.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução: Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro Editora, 2003.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL/ UFBA. Evolução urbana de Cachoeira – séculos XIX e XX. Vol. II. Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA, outubro de 1979.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL/ UFBA. Programa de Desenvolvimento Integrado da cidade monumento de Cachoeira. Secção I. Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA, julho de 1976. Não paginado.

KOHLSDORF, Maria Elaine. Percepção da paisagem e planejamento da identidade. Caderno Paisagem. Paisagens (Rio Claro), n.3, 1998.

KOSTOF, Spiro. The city shaped: urban patterns and meanings through history. Londres: Thames and Hudson, 2001.

LAMAS, José Manuel Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1992.

LANDIM, Paula da Cruz. Desenho de paisagem urbana: as cidades do interior paulista. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.

LYNCH, Kevin. A boa forma da cidade. Lisboa. Ediçõ es 70. 1981. 448p.

MASCARENHAS, Augusto da Silveira. O 25 de junho: papel da Cachoeira na Guerra da Independência do Brasil. Universidade Federal da Bahia, 1979.

MEDEIROS, Valério Augusto Soares. Urbis brasiliae ou sobre cidades do Brasil: inserindo assentamentos urbanos do país em investigaçõesconfiguracionais comparativas. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo), Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em:http://repositorio.unb.br/handle/10482/1557.Acesso em: 05 fev. 2019.

MURTA, Stela Maris; ALBANO, Celina (orgs). Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2002.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.27, n.53, p. 11-23. 2007.

PESSÔA, José; PICCINATO, Giorgio. Atlas de centros históricos do Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007.

READER, John. Cities. Londres: William Heinemann, 2004.

REIS, Nestor Goulart. Imagens de vilas e cidades do Brasil Colonial. São Paulo:Edusp, 2000.

ROSSI, Aldo. A arquitetura da cidade (1966). 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

TEIXEIRA, Manoel. Imagens do arquivo virtual da cartografia urbana portuguesa. Lisboa: Centro de Estudos de Urbanismo e Arquitectura, Instituto Superior de Ciência e Tecnologia, 2000. CD-ROM.

ZANETTI, Valdir Zonta. Planos e projetos ausentes: desafios e perspectivas da requalificação das áreas centrais de São Paulo. 2005. 400 p. Tese (Doutorado - Área de Concentração: Estruturas Ambientais Urbanas) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

ARTIGOS