Promovendo o engajamento de alunos no ensino de desenho técnico através do uso de realidade aumentada

Yussef Parcianello, Dalton Luiz Lemos II

Resumo


O presente trabalho configura-se como um estudo de caso que explora as possibilidades e desafios que envolvem a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial a Realidade Aumentada (RA), como instrumento de promoção do engajamento de alunos no ensino de desenho técnico e desenho assistido por computador. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando a utilização de Realidade Aumentada em sala de aula, pesquisa esta que forneceu uma série de possibilidades e desafios que envolvem a utilização desta tecnologia na prática docente. Além disso, foram também realizadas análises comparativas de diferentes ferramentas de autoria, de diferentes softwares de Desenho Assistido por Computador (ou CAD - Computer Aided Design) e de diferentes tecnologias de RA disponíveis na web, as quais subsidiaram as escolhas realizadas nesta pesquisa. Este artigo contempla também reflexões sobre as possibilidades de uso das TIC e os desafios de sua utilização ao longo da realização desta pesquisa.

 


Palavras-chave


Realidade aumentada. Desenho técnico. Desenho assistido por Computador. Tecnologias da informação e comunicação

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, R de Q. Ensino aprendizagem em tempos de Internet. In: FÓRUM

PERMANENTE DE DESAFIOS DO MAGISTÉRIO, 2008, Campinas-SP. Anais...

Campinas-SP: UNICAMP, 2008. Disponível em: .

Acesso em: 24 fev. 2018.

AMARAL, M. T. M. Práticas educativas informatizadas; integração das

tecnologias na gestão escolar. In: ALMEIDA, F. J.; ALMEIDA, M. E. B. B. de.

(Coords.). Liderança, gestão e tecnologia para melhoria da educação no

Brasil. São Paulo: Microsoft, 2006.

BASTOS, M. I. O desenvolvimento de competências em TIC para a educação na

formação de docentes na América Latina. In: CONFERÊNCIA

INTERNACIONAL SOBRE O IMPACTO DAS TICS NA EDUCAÇÃO, 2010.

Brasília. Anais... Brasília. Disponível em: . Acesso

em: 14 fev. 2018.

CARDOSO, A. et al. Tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento de

sistemas de realidade aumentada. Disponível em:

ntasParaODesenvolvimentoDeSistemasDeRealidadeVirtualeAumentada_Tecn

ologiasParaODesenvolvimento.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2018.

COSTA, P. de S.; MENDONÇA, L. de S. O uso da plataforma Moodle como apoio

para o ensino presencial. Revista eletrônica da divisão de formação do

docente. Minas Gerais, v.2, n.01, p.146-194, 2014.

DAINESE, C. A.; GARBIN, T. R.; KIRNER, C. Sistema de realidade aumentada

para desenvolvimento cognitivo da criança surda. Disponível em:

. Acesso em: 13

abr. 2018.

FORTE, C. E.; KIRNER, C. Usando realidade aumentada no

desenvolvimento de ferramenta de aprendizagem de física e

matemática. Disponível em: .

Acesso em: 13 abr. 2018.

FREITAS, M. R.; RUSCHEL, R. C. Aplicação de realidade virtual e

aumentada em arquitetura. Disponível em:

>. Acesso em: 13 abr. 2018.

GRILO, L. Possibilidades de aplicação e limitações da realidade virtual

na arquitetura e na construção civil. Disponível em:

_Possibilidades_de_aplicacao_e_limitacoes_da_realidade_virtual_na_arquitetura_e_na_Construcao_Civil/links/55b0b81c08ae32092e071ea4.pdf>.

Acesso em: 13 abr. 2018.

KIRNER, C; SANTIN, R; OLIVEIRA, F. Uso do livro interativo com realidade

aumentada em aplicações educacionais. In: IV WORKSHOP DE REALIDADE

VIRTUAL E AUMENTADA (WRVA). Porto Alegre: SBC, 2007. Anais... Porto

Alegre: SBC, 2007, p. 13-16.

__________. Realidade virtual e aumentada. Disponível em:

. Acesso em: 11 abr.

NUNES, R C. Mídias aplicadas na educação e AVEA. 1. ed. Florianópolis, SC:

Publicações IFSC. 66 p., 2012.

OLIVEIRA, M. R. F. et al. Aplicação de jogos educacionais utilizando

realidade aumentada. Disponível em:

.

Acesso em: 11 abr. 2018.

SANTIN, R.; OLIVEIRA, F. C.; KIRNER, C. Uso do livro interativo com

realidade aumentada em aplicações educacionais. Disponível em:

. Acesso em:

abr. 2018.

TORI, R.; KIRNER, C.; SISCOUTO, R. Fundamentos e tecnologia de realidade

virtual e aumentada. In: VII SYMPOSIUM ON VIRTUAL REALITY, 2006, Belém,

PA. Anais... Belém, 2006.

ZORZAL, E.R.; KIRNER, C. Aplicações educacionais em ambientes

colaborativos com realidade aumentada. Disponível em: . Acesso em: 13 abr.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.