Promovendo o engajamento de alunos no ensino de desenho técnico através do uso de realidade aumentada

Autores

  • Yussef Parcianello Instituto Federal de Santa Catarina
  • Dalton Luiz Lemos II Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2019.241304

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Desenho Técnico, Desenho Assistido por Computador, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

O presente trabalho configura-se como um estudo de caso que explora as possibilidades e desafios que envolvem a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em especial a Realidade Aumentada (RA), como instrumento de promoção do engajamento de alunos no ensino de desenho técnico e desenho assistido por computador. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando a utilização de Realidade Aumentada em sala de aula, pesquisa esta que forneceu uma série de possibilidades e desafios que envolvem a utilização desta tecnologia na prática docente. Além disso, foram também realizadas análises comparativas de diferentes ferramentas de autoria, de diferentes softwares de Desenho Assistido por Computador (ou CAD - Computer Aided Design) e de diferentes tecnologias de RA disponíveis na web, as quais subsidiaram as escolhas realizadas nesta pesquisa. Este artigo contempla também reflexões sobre as possibilidades de uso das TIC e os desafios de sua utilização ao longo da realização desta pesquisa.

Biografia do Autor

Yussef Parcianello, Instituto Federal de Santa Catarina

Especialista em Informática. Docente no IFSC, São Miguel do Oeste, Brasil.

Dalton Luiz Lemos II, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Civil. Docente no IFSC, Florianópolis, Brasil.

Referências

ALMEIDA, R de Q. Ensino aprendizagem em tempos de Internet. In: FÓRUM PERMANENTE DE DESAFIOS DO MAGISTÉRIO, 2008, Campinas-SP. Anais... Campinas-SP: UNICAMP, 2008. Disponível em: <https://goo.gl/pXDTBi>. Acesso em: 24 fev. 2018.

AMARAL, M. T. M. Práticas educativas informatizadas; integração das tecnologias na gestão escolar. In: ALMEIDA, F. J.; ALMEIDA, M. E. B. B. de. (Coords.). Liderança, gestão e tecnologia para melhoria da educação no Brasil. São Paulo: Microsoft, 2006.

BASTOS, M. I. O desenvolvimento de competências em TIC para a educação na formação de docentes na América Latina. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O IMPACTO DAS TICS NA EDUCAÇÃO, 2010. Brasília. Anais... Brasília. Disponível em: <https://goo.gl/TbTrZb>. Acesso em: 14 fev. 2018.

CARDOSO, A. et al. Tecnologias e ferramentas para o desenvolvimento de sistemas de realidade aumentada. Disponível em:<https://www.gprt.ufpe.br/grvm/wpcontent/uploads/Publication/Books&Chapters/2007/TecnologiasEFerramentasParaODesenvolvimentoDeSistemasDeRealidadeVirtualeAumentada_TecnologiasParaODesenvolvimento.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2018.

COSTA, P. de S.; MENDONÇA, L. de S. O uso da plataforma Moodle como apoio para o ensino presencial. Revista eletrônica da divisão de formação do docente. Minas Gerais, v.2, n.01, p.146-194, 2014.

DAINESE, C. A.; GARBIN, T. R.; KIRNER, C. Sistema de realidade aumentada para desenvolvimento cognitivo da criança surda. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/svr/2003/0026.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2018.

FORTE, C. E.; KIRNER, C. Usando realidade aumentada no desenvolvimento de ferramenta de aprendizagem de física e matemática. Disponível em: <http://sites.unisanta.br/wrva/st/62200.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2018.

FREITAS, M. R.; RUSCHEL, R. C. Aplicação de realidade virtual e aumentada em arquitetura. Disponível em: <http://www.revistas.unisinos.br/index.php/arquitetura/article/view/4553 >. Acesso em: 13 abr. 2018.

GRILO, L. Possibilidades de aplicação e limitações da realidade virtual na arquitetura e na construção civil. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Leonardo_Grilo/publication/22852 2928_Possibilidades_de_aplicacao_e_limitacoes_da_realidade_virtual_na_arquitetura_e_na_Construcao_Civil/links/55b0b81c08ae32092e071ea4.pdf>.Acesso em: 13 abr. 2018.

KIRNER, C; SANTIN, R; OLIVEIRA, F. Uso do livro interativo com realidade aumentada em aplicações educacionais. In: IV WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (WRVA). Porto Alegre: SBC, 2007. Anais... Porto Alegre: SBC, 2007, p. 13-16.

KIRNKER, C. Realidade virtual e aumentada. Disponível em: <http://www.realidadevirtual.com.br/cmsimple-rv/>. Acesso em: 11 abr.

NUNES, R C. Mídias aplicadas na educação e AVEA. 1. ed. Florianópolis, SC: Publicações IFSC. 66 p., 2012.

OLIVEIRA, M. R. F. et al. Aplicação de jogos educacionais utilizando realidade aumentada. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14575/8482>. Acesso em: 11 abr. 2018.

SANTIN, R.; OLIVEIRA, F. C.; KIRNER, C. Uso do livro interativo com realidade aumentada em aplicações educacionais. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wrva/2007/0024.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2018.

TORI, R.; KIRNER, C.; SISCOUTO, R. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. In: VII SYMPOSIUM ON VIRTUAL REALITY, 2006, Belém, PA. Anais... Belém, 2006.

ZORZAL, E.R.; KIRNER, C. Aplicações educacionais em ambientes colaborativos com realidade aumentada. Disponível em: <http://www.brie.org/pub/index.php/sbie/article/view/398/384>. Acesso em: 13 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

ARTIGOS