Habilidades profissionais colaborativas para engenheiros por meio da geometria descritiva

Autores

  • Ana Cláudia Rocha Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • Vandré Ricardo Pereira Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Flávio Antonio Miranda de Souza Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2019.241305

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Geometria Descritiva, Engenharias

Resumo

Os desafios profissionais contemporâneos nos campos das engenharias têm demandado novas habilidades em lidar com a forma, tanto nos meios de representação tradicionais e como nos meios digitais, dos quais, o lápis e papel e os aplicativos de auxílio ao projeto são coexistentes e complementares. A modelagem de objetos tem que ser precisa, antecipando erros para evitar desperdícios. A correção antecipada desses erros em sua fase projetual é, sem dúvida, fundamentada no conhecimento da geometria descritiva. Do ponto de vista das habilidades interpessoais, novas demandas têm sido freqüentes, tais como cooperação, colaboração, interatividade, entre outras. Portanto, esse artigo discute as experiências do ensino da geometria descritiva nos cursos de engenharia civil e engenharia mecânica da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo faz uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem para a aquisição de visualização espacial que estimulam a colaboração para aprender a aprender num cenário de constantes inovações. Os estudantes utilizaram ferramentas tradicionais de desenho (lápis e papel) e ferramentas digitais (AutoCAD e SketchUp) aplicadas na resolução de problemas. A inovação refere-se ao uso de metodologias ativas para a apreensão de conteúdos e habilidades colaborativas. Os estudos apresentados demonstram que os estudantes assumiram papeis ativos na aquisição do conhecimento, interagindo e colaborando com diferentes grupos de trabalho.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Rocha Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Dra. em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Expressão Gráfica, Recife, Brasil.

Vandré Ricardo Pereira Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Expressão Gráfica.

Flávio Antonio Miranda de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

PhD em Planejamento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Expressão Gráfica, Recife, Brasil.

Referências

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Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

ARTIGOS