Metodologias Ativas em ensino-aprendizagem de Geometria Descritiva: do Concreto ao Abstrato.

Estela Maris de Souza, Pollyanna Coutinho Miguel

Resumo


No ensino-aprendizagem de Geometria Descritiva no curso de Arquitetura e Urbanismo, no intuito de dirimir o impacto negativo com relação à disciplina, adotou-se um método que chamamos do concreto ao abstrato. Nesse método adotamos uma abordagem diferente do ensino-aprendizagem clássico da geometria descritiva que parte do ponto, o que denominamos abstrato para o concreto, que denominamos o tridimensional. Além da inversão da abordagem ainda incluímos metodologias ativas nesse processo que vão desde origami até o uso de ferramentais digitais. Além da apresentação do método “do concreto ao abstrato” ainda foi feita uma pesquisa entre os alunos do curso para que pudéssemos avaliar a aplicabilidade do método durante os três semestres de funcionamento do curso. 


Palavras-chave


geometria descritiva; metodologias ativas; ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Brasil No Pisa 2018. Brasília: MEC/INEP, 2019.

DIAS, Charlene de Farias; FRONZA, Juliana; VEBBER, Guilherme Cañete; Experimentação do origami no ensino da geometria. In: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS. v. 5, n. 2, p. 108 -122, 2019.

ESCHER, Maurits Cornelis. Gravuras e Desenhos. Alemanha: Taschen, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p 24

GLASSER, William. Choice Theory: A New Psychology of Personal Freedom. Harper Collins e-books, 2010.

KALEFF, A.M.M.R. (2010) Do Fazer Concreto ao Desenho em Geometria: Ações e Atividades Desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense. In: LORENZATO, S. (Org): O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, 3ª ed. pp.113-134.

MONTENEGRO, Gildo A. Geometria Descritiva. 1ª Edição. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.