A memória e o espaço aberto: dinâmicas sensíveis no desenho dos espaços musealizados

Autori

  • Renata Almeida de Melo Siqueira Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2021.252738

Parole chiave:

Musealização, Espaço, Memória

Abstract

Este trabalho objetiva-se em defender a ideia de que espaços abertos são fonte de expectativas sensíveis, se desenvolve a partir de conceitos que envolvem memória e o processo de musealização dos espaços, colocando estes como objeto principal para difusão e aproximação de público para questões sociais, destacando a sensibilidade impressa nos espaços.

Biografia autore

Renata Almeida de Melo Siqueira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Riferimenti bibliografici

HADLER, Maria Sílvia Duarte.Cidade, Memórias e Sensibilidades - p. 81-94 Resgate - vol. xxiii, n.29 - jan./jun. 2015

ARAÚJO, Guilherme e PEREIRA, Anete Memória e espaço público: reflexões sobre a praça Wandyck Dumont em Bocaiuva/MG e as suas reformas ao longo do tempo, 2019

SEEMANN, Jörn ,2003 .O espaço da memória e a memória do espaço.

FERREIRA ,Carlos /SOUZA Adriana / PINHEIRO Sandra História e memória: tecendo caminhos do documentário Os Guardiões da Lagoa.

SANTOS, Maria Célia, Uma abordagem museológica do contexto urbano. CADERNOS DE MUSEOLOGIA Nº 5 – 1996

ALMEIDA, Maria Mota, Mudanças Sociais / Mudanças Museais Nova Museologia/Nova História - Que relação ? /cadernos de museologia nº 5 – 1996.

NIEMEYER ,Maria Lucia Documento e musealização: entretecendo conceitos Museus e estudos interdisciplinares 2013.

STRÁNSKÝ, Zbynˇek Z. Predmet muzeologie. / (ed.). Sborník materiálu prvého muzeologického symposia/ Bruno: Museu da Morávia, 1965. pp. 30-33

ROCHA, Eduardo / Cartografias sensíveis na cidadeExperiência e resistência no espaço público da Região Sul – RS.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. v.1. Rio de Janeiro: Ed. 34 Letras, 1995.

Pubblicato

2021-12-23

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS