Uma análise homológica da composição nas obras de Hieronymus Bosch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2022.256828

Palavras-chave:

Expressão Gráfica, Geometria Projetiva, Homologia, Pintura, Bosch

Resumo

A Geometria Projetiva tem sua origem com os princípios aplicados por pintores do Renascimento, conceitos que foram tomando mais forma com os estudos de Desargues e Poncelet. Sabendo-se disso, este trabalho aplica os conceitos advindos da Geometria Projetiva, em especial da Homologia, em três pinturas de Hieronymus Bosch, pintor de grande relevância no Renascimento Nórdico que trabalhava com a arte Gótica e cujas obras serviram de inspiração para o posterior Surrealismo. O objetivo do trabalho, é verificar a presença dos elementos da Homologia como base para a composição nas pinturas do artista. De acordo com a pesquisa bibliográfica e com a análise documental, foi realizado um levantamento de artigos publicados nesta mesma linha de utilização da Homologia presente em obras e dos aspectos de análises estéticas de pinturas. A partir dos dados levantados, selecionamos as obras que apresentamos aqui fazendo a análise homológica das áreas de composição das mesmas. Com base no estudo foram feitas reflexões de caráter estético-histórico das pinturas: “A adoração dos Reis Magos”, “São João Evangelista na Ilha de Patmos” e “O Jardim das Delícias Terrenas”. Como resultados, evidenciamos a presença dos elementos da Homologia na composição de espaços o que promoveu certo equilíbrio das obras.

Biografia do Autor

Mateus Henrique Cordeiro dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciando em Expressão Gráfica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Sandra de Souza Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Pedagogia. Docente do Departamento de Expressão Gráfica Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

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2022-12-07

Edição

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ARTIGOS