Relato de experiência de ensino interdisciplinar

desenvolvimento de projeto no curso de design de interiores no IFsul – campus Pelotas/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2024.265292

Palavras-chave:

design de interiores, ensino interdisciplinar, projeto de interiores

Resumo

O Curso Técnico em Design de Interiores do IFSul campus Pelotas, compreende a duração de oito semestres. No sexto semestre foi proposta a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Projeto de Interiores e Ergonomia e Layout 1. A metodologia está organizada em dois momentos. A primeira entrega compreende briefing, painel conceitual, estudo da planta, análise de similares, pesquisa de mercado e visitas técnicas, planta de fluxos, estudo do dimensionamento e do layout. A segunda entrega compreende a apresentação do projeto, através de desenhos técnicos, especificações de materiais e estudo de ambiência com a inserção de mobiliário e colorização, com a introdução do uso do software Promob. Este trabalho descreve a experiência do ensino interdisciplinar durante o processo de elaboração do projeto de interiores.

Referências

GURGEL, M. Projetando espaços: Design de interiores. São Paulo: SENAC, 2007.

WALTOWSKI, D. C. C. K. et al. Reflexão sobre metodologias de projeto arquitetônico. In: Ambiente Construído, Porto Alegre, v.6, n.2, p. 07-19, ISSN 1415-8876, 2006.

MAGUIRE, D.E; SIMMONS, C.H. Desenho técnico. Problemas e soluções gerais de desenho técnico. São Paulo: Hemus Editora Ltda, 2004.

PANERO, J. Dimensionamento humano para espaços interiores. [tradução Anita Di Marco] 1ª ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-26