Estereótipos de Gênero e Carreira Executiva na Literatura Gerencialista

Autores

  • Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros UFU
  • Jacqueline Florindo Borges FEA/USP
  • Rodrigo Miranda UFU

Resumo

A literatura gerencialista tem um papel ativo na disseminação de modelos do executivo ideal,
exercendo influência no comportamento de homens e mulheres que desejam uma bem sucedida
carreira no mundo dos negócios. Neste artigo, nós analisamos os estereótipos e as representações
discursivas de gênero veiculados em uma revista cujo foco editorial é a carreira de executivo. Nós
utilizamos o método de análise semiótica para examinar as capas da revista VOCÊ S/A ao longo de
uma década, desde sua criação. O objetivo é identificar como a revista contribui para a reificação
de modelos estereotipados dos papéis exercidos por homens e mulheres no mundo dos negócios.
Os resultados deste estudo reforçam que esse periódico veicula informações textuais e imagéticas
“carregadas” de valores e cultura, tornando-se, assim, um artefato mediador que influencia o
público a que se destina.  Também, revelam que o periódico analisado reproduz, ao invés de
transformar, a situação concreta vivida por homens e mulheres no espaço organizacional. 
 
Palavras-chave: Carreira. Estereótipos do Executivo Ideal. Gênero. Literatura Gerencialista.
Representações Sociais.
 

Biografia do Autor

Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros, UFU

Mestre em Administração pela UFU
196. E-mail: cintia@pontal.ufu.br.

Jacqueline Florindo Borges, FEA/USP

Doutoranda em Administração pela FEA/USP. E-mail: jac.borges@uol.com.br.

Rodrigo Miranda, UFU

Mestre em Administração pela UFU. E-mail: rodmiranda02@gmail.com

Downloads

Publicado

2010-06-23

Edição

Seção

Artigos