A Estratégia de Mercado das Geradoras Hidrelétricas: Uma Análise à luz da Teoria das Restrições

Autores

  • Rafael Borges Morch
  • Alessandra de Barros Correia
  • André Luís da Silva Leite
  • Cláudio Rocha Bueno
  • Samuel Cogan

Resumo

Dado o grande número de rios e bacias, o setor elétrico brasileiro é constituído por um grande
número de usinas hidrelétricas, que geram a maior parte (80%) da energia do país. Desta forma, é
importante que seja feito um planejamento adequado deste tipo de geração, levando em
consideração as restrições às quais as usinas estão sujeitas, dado o fato de as bacias hidrográficas
serem interligadas e a necessidade otimização do sistema. Para a Teoria das Restrições, os
esforços da empresa devem visar a maximização de seu resultado global, concentrando-se na
gestão das restrições. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar por meio de uma abordagem
quantitativa o efeito desta teoria nas estratégias das empresas de geração hidrelétrica.
Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Em seguida, apresenta-se
uma simulação numérica com a aplicação da Teoria das Restrições para se evidenciar os principais
impactos na avaliação do desempenho perante as decisões tomadas. Conclui-se que, dadas as
características do setor elétrico brasileiro, a decisão estratégica da empresa é a escolha do nível
ótimo de contratação.=

Biografia do Autor

Rafael Borges Morch

Mestre em Ciências Contábeis, Professor da FACC/UFRJ. Endereço: Av. Pasteur, 250 Rio de Janeiro/RJ, CEP:
22290240.

Alessandra de Barros Correia

Graduada em Ciências Contábeis.

André Luís da Silva Leite

Doutor em Engenharia da Produção, Professor da Unisul.

Cláudio Rocha Bueno

Graduado em Ciências Contábeis, Técnico de Furnas.

Samuel Cogan

Doutor em Engenharia da Produção, Professor da FACC/UFRJ.

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Publicado

2010-06-23

Edição

Seção

Artigos