GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA EMPRESA INTERNACIONALIZADA COM ADMINISTRAÇÃO DESCENTRALIZADA: ANÁLISE DA CAPACIDADE DE INTEGRAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS COMPETÊNCIAS.
Resumo
A crescente competitividade moldada pela globalização provoca a reestruturação das empresas.Este estudo analisa como uma empresa que atua em âmbito internacional, com administração
descentralizada e delegação com planejamento, mantém suas competências, identificando sua
capacidade de integração e gestão do conhecimento. Para tal, foi realizada uma pesquisa
qualitativa exploratória, por meio de um estudo de caso em uma empresa de construção civil.
Foram considerados os documentos fornecidos pela empresa e as entrevistas realizadas. Com base
na literatura, são analisadas: a estrutura organizacional, com foco na influência da difusão do
conhecimento; a capacidade de integração, através da comunicação interdepartamental e
organizacional numa estrutura descentralizada; e a gestão do conhecimento, no que tange as
atividades geradoras e difusoras do conhecimento.. Conclui-se que a administração descentralizada
é apropriada para a empresa em estudo e que a comunicação é fator preponderante na
disseminação do conhecimento. Ademais, a administração competente do conhecimento é um
diferencial estratégico, que cria aptidões estratégicas essenciais à vantagem competitiva. Ao final
do estudo, são apresentadas as limitações e propostas para futuras pesquisas.
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Publicado
2010-06-23
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Seção
Artigos
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