Estratégia de Orientação para o Mercado e Relacionamento com o Cliente em Médias e Grandes Empresas: uma Análise de Correlação Canônica

Angela Cristina Rocha de Souza, Sérgio Carvalho Benício de Mello

Resumo


A relação entre os construtos estratégia de orientação para o mercado e relacionamento com o
cliente, principalmente considerando o relacionamento com o cliente final, ainda não foi muito
explorada. Em função disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar qual o efeito da estratégia de
orientação para o mercado sobre o relacionamento com os clientes. A pesquisa foi realizada junto
às médias e grandes empresas da Região Nordeste do Brasil. Os resultados revelaram que as
empresas pesquisadas ainda não apresentam uma orientação estratégica para o mercado bem
definida. Quanto ao nível do relacionamento das empresas com o cliente, foi verificado que elas
possuem um bom relacionamento considerando a confiança e o comprometimento presentes no
mesmo. Observou-se através de uma correlação canônica, que há uma relação significativa entre
estratégia de orientação para o mercado e relacionamento com o cliente. No final do trabalho,
implicações gerenciais e recomendações para futuras pesquisas são apresentadas.

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