O Discurso das Fundações Corporativas: Caminhos de uma “Nova” Filantropia?

Autores

  • Valdir Machado Valadão Júnior UFU
  • Jacquelaine Florindo Borges UFU
  • Rodrigo Miranda UFU

Resumo

O investimento social privado se realiza, muitas vezes, por meio das Fundações Corporativas. Este

artigo analisa como as fundações constroem discursivamente sua relação com a empresa e a

sociedade a partir do tema responsabilidade social. O método de análise de discurso é utilizado

com o objetivo de identificar e de compreender como a companhia e a sociedade estão presentes

no discurso proferido por seis fundações em seus

 

websites. Constituem referência para essa

pesquisa os estudos que preconizam uma "nova" filantropia, bem como as críticas a esses estudos.

A análise revela que, além de protagonistas na criação de valor social, as Fundações Corporativas

vêm desempenhando papel estratégico para a companhia. Primeiro, quando assumem a função de

dialogar com os

 

stakeholders, tornando-se ponto de referência para a compreensão das

necessidades, dos interesses e das expectativas da sociedade. Segundo, como espaço ampliado de

gestão, visto que a companhia está presente de forma significativa no discurso das fundações.

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Publicado

2010-06-23

Edição

Seção

Artigos