O Discurso das Fundações Corporativas: Caminhos de uma “Nova” Filantropia?
Resumo
O investimento social privado se realiza, muitas vezes, por meio das Fundações Corporativas. Este
artigo analisa como as fundações constroem discursivamente sua relação com a empresa e a
sociedade a partir do tema responsabilidade social. O método de análise de discurso é utilizado
com o objetivo de identificar e de compreender como a companhia e a sociedade estão presentes
no discurso proferido por seis fundações em seus
websites. Constituem referência para essa
pesquisa os estudos que preconizam uma "nova" filantropia, bem como as críticas a esses estudos.
A análise revela que, além de protagonistas na criação de valor social, as Fundações Corporativas
vêm desempenhando papel estratégico para a companhia. Primeiro, quando assumem a função de
dialogar com os
stakeholders, tornando-se ponto de referência para a compreensão das
necessidades, dos interesses e das expectativas da sociedade. Segundo, como espaço ampliado de
gestão, visto que a companhia está presente de forma significativa no discurso das fundações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados.
É permitido citar os trabalhos publicados sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte.