Avaliação de Programas de Pós-graduação em Gestão Social

Tânia Fischer, Vanessa Paternostro Melo, Paula Chies Schommer, Rosana Boullosa, Edgilson Tavares de Araújo

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões sobre processos de avaliação de
aprendizagem individual e coletiva a partir da experiência de ensino de pós-graduação do
Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS) desenvolvido pela Universidade Federal da
Bahia. Primeiramente, caracteriza-se o PDGS e sua trajetória ao longo de sete anos de existência,
ressaltando-se aspectos concernentes ao ensino. Abordam-se os processos avaliatórios e seus
impactos na evolução do Programa, considerando a concepção de aprendizagem individual e social
e a perspectiva multifocal de avaliação. Nesse contexto, o estudo, de natureza predominantemente
qualitativa, apóia-se em grupos focalizados, observação participante, análise documental e
pesquisa bibliográfica. Posteriormente, apresenta-se uma proposta de avaliação das atividades de
ensino de pós-graduação. Conclui-se que o Programa respondeu e continua respondendo a
necessidades vitais identificadas na sociedade, adotando uma perspectiva pragmática de
construção e reconstrução, não obstante os riscos e desafios enfrentados neste processo. A
continuidade do Programa contempla a emergência de necessidades de formação que estão sendo
incorporadas no seu redesenho, como aprendizagem de indivíduos, comunidade, organizações e
sociedade.

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