Entre o Ensino e o Debate: o Uso Do Documentário “The Corporation” Como Recurso Didático na Formação de Administradores Brasileiros

Autores

  • Rodrigo Gava UFV
  • Wescley Silva Xavier CEPEAD/UFMG

Resumo

Em busca de contribuir para que o campo da administração tenha instrumentos de ensino
estimulantes para a formação do administrador, este artigo comenta o emprego de uma produção
cinematográfica em sala de aula. Tendo por referência o documentário  The Corporation: The
Pathological Pursuit of Profit and Power, coloca-se em questão (a) a organização corporativa
geradora, num só tempo, de abundância e de externalizações negativas, que prioritariamente
busca o lucro e se perde frente às necessidades humanas e ambientais; e (b) a lógica do lucro
como responsável pelo modo como é construída a cultura corporativa e suas noções de
responsabilidade social e política no espaço público. Assim, estimula o debate sobre a ação
daqueles que se tornaram os atores protagonistas na organização social, assim como permite ve
as articuladas visões de mundo, os valores, as identidades e ideologias presentes em determinadas
sociedades. Ademais, os filmes permitem a articulação de uma referência estimulante e dotada de
uma linguagem própria e de intensa presença no cotidiano dos alunos de graduação. 

Biografia do Autor

Rodrigo Gava, UFV

UFV

Wescley Silva Xavier, CEPEAD/UFMG

CEPEAD/UFMG

Downloads

Publicado

2010-06-23