Antecedentes da Lealdade em Telefonia Celular

Autores

  • Karla Copetti Didonet PUC-RS
  • Cláudio Hoffmann Sampaio PUC-RS
  • Marcelo Gattermann Perin PUC-RS

Resumo

Este trabalho é baseado na teoria sobre marketing de relacionamento, tendo como foco o processo
de formação de relacionamentos entre empresas e consumidores finais. Mais especificamente, este
artigo apresenta os detalhes de um estudo que objetivou verificar empiricamente os construtos
confiança, valor e satisfação como antecedentes à lealdade em telefonia celular – setor propício a
estabelecimento de relações duradouras. Um modelo teórico envolvendo os construtos relacionados
foi desenvolvido e testado pela aplicação de modelagem de equações estruturais. Os dados foram
gerados a partir de um survey realizado junto a consumidores do serviço de telefonia celular. Os
resultados da pesquisa apontaram para a influência positiva e direta da confiança e da satisfação
na lealdade, da confiança no valor percebido, bem como entre do valor na satisfação, além da
influência indireta do valor na lealdade. Verificou9se, também, a intensidade de cada um dos
antecedentes estudados na formação da lealdade dos  consumidores. São analisadas, ainda,
implicações acadêmicas e gerenciais.

Biografia do Autor

Karla Copetti Didonet, PUC-RS

Mestre em Administração pela Pontifica Universitária Católica do Rio Grande do Sul. Av. Ipiranga, 6681 –
Prédio 50 – Sala 1105, Porto Alegre, RS, CEP: 906199900.

Cláudio Hoffmann Sampaio, PUC-RS

Doutor em Administração pela Universidade Federal  do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador do
Mestrado em Administração e Negócios da Pontifica Universitária Católica do Rio Grande do Sul.  Av. Ipiranga,
6681 – Prédio 50 – Sala 1105, Porto Alegre, RS, CEP: 906199900.

Marcelo Gattermann Perin, PUC-RS

 Doutor em Administração pela Universidade Federal  do Rio Grande do Sul. Professor e Pesquisador do
Mestrado em Administração e Negócios da Pontifica Universitária Católica do Rio Grande do Sul. Av. Ipiranga,
6681 – Prédio 50 – Sala 1105, Porto Alegre, RS, CEP: 906199900.

Downloads

Publicado

2010-07-30

Edição

Seção

Artigos