Relacionamentos Interorganizacionais: uma Análise dos Aspectos Intervenientes da Cadeia de Serviços do Setor de Comércio Exterior de Vitória (ES)

Júlia Sasso Alighieri, Hélio Zanquetto Filho

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar os aspectos intervenientes na cadeia de serviços do
setor de comércio exterior do município de Vitória  (ES), dando ênfase aos relacionamentos
interorganizacionais entre empresas prestadoras de  serviços e seus prestadores de serviços
(despachantes e transportadores). Do ponto de vista teórico, a pesquisa se justifica, pois investiga
os relacionamentos interorganizacionais no setor de serviços, uma vez que maior ênfase tem sido dada ao setor industrial. Além disso, o setor de comércio exterior de Vitória é composto por um
grupo concentrado de empresas, com grande potencial de crescimento para os próximos anos,
atraindo e retendo mão-de-obra especializada e em grande número. Para a pesquisa empírica,
realizou-se estudo de caso múltiplo com a participação de três empresas focais. Foram feitas dez
entrevistas semi-estruturadas com gestores e os dados foram tratados por meio da análise de
conteúdo e organizados em torno de temas. A pesquisa empírica evidencia a presença da maioria
dos aspectos intervenientes identificados no referencial teórico além de ressaltar a presença de um
novo: a competência. Como complemento, um arcabouço com as relações entre estes aspectos é
apresentado, a fim de melhorar o entendimento do fenômeno estudado.

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