Aprendizagem e competências nas organizações: uma revisão crítica de pesquisas empíricas

Hugo Pena Brandão

Resumo


Este estudo objetivou revisar criticamente a produção científica sobre aprendizagem e
competências nas organizações. Foram analisados relatos de pesquisas empíricas sobre o tema,
publicados no período de 1996 a 2005 em importantes periódicos nacionais e internacionais das
áreas de Psicologia e Administração, bem como nos Anais do Encontro da Associação Nacional de
Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ENANPAD). Buscando caracterizar essas
investigações, foram discutidos os enfoques teóricos utilizados pelos autores, os propósitos e as
opções metodológicas de suas pesquisas, os instrumentos de coleta de dados e os procedimentos
de análise utilizados, entre outros aspectos. Foram discutidos também problemas e limitações das
pesquisas, procurando-se revelar carências, lacunas e questões relevantes para estudo, bem como
apresentar recomendações sobre estratégias e instrumentos de investigação. Constatou-se a
predominância de estudos que buscam avaliar resultados de ações formais de aprendizagem, em
termos de desenvolvimento de competências, bem como daqueles que procuram diagnosticar
necessidades de aprendizagem com base em competências. Diante das limitações apontadas nas
pesquisas e da carência de investigações empíricas sobre o tema, ao final é sugerida uma agenda
para estudos futuros. 

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