As Representações Sociais dos Publicitários Quanto às Questões Éticas da Propaganda

Autores

  • Claudia Rosa Acevedo Universidade Nove de Julho e USP
  • Cecília Caraver Prado Telles Universidade Nove de Julho
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Nove de Julho
  • Jouliana Jordan Nohara Universidade Nove de Julho

Resumo

A questão ética nas estratégias de Marketing tem sido alvo de críticas por parte da sociedade há várias
décadas. Afirma-se que determinadas práticas de marketing prejudicam tanto os consumidores
individualmente, como a sociedade como um todo. Entre as ferramentas de marketing, a propaganda
costuma ser o alvo preferencial dessas críticas, principalmente por causa de efeitos indesejados sobre
a sociedade. Nesse panorama o objetivo do presente  trabalho é compreender o que pensam os
publicitários sobre as questões éticas relacionadas à propaganda. O arcabouço teórico empregado é a Teoria das Representações Sociais, que é acompanhado de um aporte metodológico próprio  o qual
emprega a técnica de entrevista em profundidade para a coleta dos dados e a técnica de mapas de
associação de idéias para a interpretação dos resultados. Foram entrevistados trinta publicitários de
vinte e sete agências situadas na cidade de São Paulo. Das narrativas emergiram três grandes
categorias de representações. São elas: “conhecimento”, “vivências” e “sentimentos”.  A primeira
compreende o que os entrevistados conhecem sobre as questões éticas da propaganda. A segunda
refere-se a como eles as vivenciam e a terceira diz respeito aos sentimentos que afloram a partir de
situações antiéticas.

Biografia do Autor

Claudia Rosa Acevedo, Universidade Nove de Julho e USP

Universidade Nove de Julho e USP

Cecília Caraver Prado Telles, Universidade Nove de Julho

Universidade Nove de Julho

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Nove de Julho

Universidade Nove de Julho

Jouliana Jordan Nohara, Universidade Nove de Julho

Universidade Nove de Julho

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Publicado

2010-07-30