A Influência do Perfil do Estudante em Relação às Preferências por Contato Social em um Curso Baseado em Ambiente Virtual de Aprendizagem na Internet

Maurício Gregianin Testa, Paula Fronza, Edimara Mezzomo Luciano

Resumo


A Internet é destacada como solução para a criação de ambientes virtuais que possibilitam uma
aprendizagem interativa, flexível e à distância como nunca foi possível anteriormente. Contudo,
têm-se apresentado opiniões bastante diversificadas em relação à proximidade e ao contato que se
estabelece entre os participantes destes ambientes. O objetivo deste artigo é identificar grupos de
estudantes com perfis semelhantes quanto às preferências por contato social e a influência destes
perfis sobre a efetividade de um curso a distância baseado em ambiente virtual de aprendizagem
na Internet. O método de pesquisa adotado foi uma pesquisa Survey com 104 estudantes do Curso
de Capacitação de Técnicos de Informática dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) das
escolas públicas da Região Sul do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Os
resultados indicaram a existência de quatro perfis de estudantes que têm percepções diferenciadas sobre os resultados do curso e quanto à preferência pelos cursos na Internet em comparação com
os cursos presenciais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................