O BRASIL COMO VISTO NA HOLANDA: INVESTIGANDO A IMAGEM DO PAÍS COMO VANTAGEM COMPETITIVA

Janaina de Moura Engracia Giraldi, Alexandre José Maschieto, Dirceu Tornavoi de Carvalho

Resumo


Em um mercado global cada vez mais competitivo, torna-se cada vez mais difícil o estabelecimento de
uma vantagem competitiva. A noção de que um desempenho superior requer que uma empresa
adquira e sustente uma vantagem sobre a concorrência é central para o pensamento estratégico
contemporâneo. Nesse sentido, um atributo que oferece potencial para vantagem competitiva é o país
de origem do produto. O presente trabalho investiga empiricamente o uso da imagem do Brasil como
fonte de competitividade mercadológica, considerada como um recurso intangível, fonte de vantagem
competitiva para empresas brasileiras exportadoras. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com
estudantes universitários holandeses, com a coleta de dados via Internet. Foram recebidas 229
respostas válidas, o que corresponde a uma taxa de resposta de 12,05%, considerando o total de
1900 alunos. O estudo demonstrou que, devido à baixa pontuação em três importantes dimensões da
imagem do Brasil obtida dos consumidores respondentes da pesquisa, não é considerado adequado
que empresas brasileiras utilizem o país de origem de seus produtos como fonte de competitividade
mercadológica. Como as empresas brasileiras atuam em um país cuja imagem é desfavorável no
exterior, elas deveriam adotar estratégias que minimizem esse impacto negativo.

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