PESQUISA EM MARKETING E SEUS PROBLEMAS VERSUS PESQUISA DE MARKETING

Marcos Cortez Campomar

Resumo


Este ensaio apresenta alguns dos principais problemas encontrados em estudos em Marketing.
Inicia distinguindo Pesquisa em Marketing de Pesquisa de Marketing, depois define e procura
apresentar confusões que ocorrem nesta área. O tema é Pesquisa  em  Marketing e são
discutidas as pesquisas qualitativas e quantitativas por usos principais, tendências, vícios e
erros cometidos por pesquisadores. Do lado dos qualitativistas, questiona a preocupação dos
pesquisadores em trabalharem com números e softwares quando isso é dispensável. Do lado
dos quantitativistas, critica o uso da palavra “percepção” em surveys, ou seja, em pesquisas
com uso de questionários, que avaliam opiniões, atitudes e crenças.  Além do uso de
inferências estatísticas em amostragens não probabilísticas, assim como o mau uso de escalas
de m ensuração. Faz críticas e considerações aos m odism os em Pesquisa com o “equ ações
estruturais” e m edida “alfa de C ronbach”. Finaliza ressaltando o papel do profissional de
pesquisa que deve primar pela ética e profissionalismo e das novas áreas temáticas de
Marketing da ANPAD, que visam derrubar as barreiras entre os quantitativistas e
qualitativistas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................