COMPORTAMENTO DAS FIRMAS EM REDES DE PRODUÇÃO

Autores

  • Francisco Pinto EAUFBA
  • Elizabeth Loiola EAUFBA

Resumo

Este artigo tem por objetivo avaliar os comportamentos adotados por firmas inseridas em redes de
produção, para a identificação de comportamentos predominantes. Foi elaborado um modelo de
análise, que propõe que o comportamento pode ser definido pelas dimensões confiança –
desdobrada nos componentes transparência, honestidade e relacionamento interpessoal – e pela
flexibilidade – subdividida em pró-atividade e reconfiguração. A partir de um questionário, montado
com base no modelo  e composto de questões fechadas com escala qualitativa, é calculado um
valor para cada uma das dimensões, que compõem a matriz ConFlex, onde o comportamento
predominante pode ser encontrado. Foram pesquisadas três redes de produção. Os testes
estatísticos sugerem a consistência das relações propostas para o comportamento e as dimensões.
Encontrou-se relação estatisticamente significante entre a confiança e seus componentes
transparência e honestidade, mas a relação entre confiança e relacionamento interpessoal não foi
estaticamente significante. A relação entre a  flexibilidade e seus componentes se revelou
estatisticamente significante. Em duas das redes pesquisadas, os comportamentos identificados
situaram-se na célula “competição baixa”, da ConFlex. Para a outra rede, o resultado encontrado
localizou-se na célula “cooperação alta”.

Biografia do Autor

Francisco Pinto, EAUFBA

Mestre em Administração pela EAUFBA
Professor da Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica do Salvador

Elizabeth Loiola, EAUFBA

Doutora em Administração pela EAUFBA
Professora da Escola de Administração e Pesquisadora do CNPq

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Publicado

2010-08-13

Edição

Seção

Artigos