A PERSPECTIVA DA DÍADE EM RELACIONAMENTOS ENTRE EMPRESAS E CLIENTES DE SOFTWARE

Rita de Cássia de Faria Pereira, Carlo Gabriel Porto Bellini

Resumo


Interações durante e depois do desenvolvimento de software fazem deste um rico campo para a
análise de relacionamentos de negócio. O presente estudo discute resultados preliminares de uma
pesquisa sobre o relacionamento em três díades de fornecedores e clientes de projetos de software
empresarial. A pesquisa contemplou os principais construtos para a análise de relacionamentos de
negócio (confiança, comprometimento, adaptação, cooperação e comunicação) e variáveis
contextuais que influenciam a manutenção dos mesmos (incerteza, interdependência e
disponibilidade de fornecedores alternativos). Os resultados apontam para especificidades dos
relacionamentos nesse setor e distinções concernentes à forma com que a interdependência se
estabelece, ao tipo de confiança existente e à adaptação e investimentos em ativos específicos. A
análise de díades reforça a relevância de se equilibrar a visão do fornecedor com a do cliente,
evidenciando conflitos latentes e contradições na avaliação dos relacionamentos, bem como
motivações e benefícios distintos para as partes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................