A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DO TERCEIRO SETOR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: EM BUSCA DE NOVOS PARÂMETROS E CONCEITOS

Janette Brunstein, Jocimari T. Schroeder

Resumo


Seguindo o método qualitativo interpretativo básico, este artigo tem como propósito contribuir para
o debate acerca da formação do profissional do terceiro setor, em Instituições de Ensino Superior.
A intenção foi a de buscar subsídios para a formulação de novos parâmetros e conceitos de
formação profissional, dada a expansão do terceiro setor e sua conseqüente necessidade de
profissionalização. As principais fontes de coleta de dados foram dados secundários, de pesquisa
realizada em universidades americanas, seguida de coleta de dados primários com entrevistas em
três reconhecidos Centros de Estudos do Terceiro Setor, na cidade de São Paulo, que desenvolvem
programas e projetos de formação. Os resultados sugerem que a formação para o trabalho social
implica na necessidade do profissional acompanhar a evolução das formas de ação social, seja
pública ou privada; dos novos desenhos institucionais em rede e, da capacidade de agregar valor e
organizar à ação coletiva, seja este valor poder, conhecimento ou recurso financeiro.

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