GESTÃO DO TRABALHO E PARTICIPAÇÃO: CHEGA DE OBA-OBA?
Resumo
Esse artigo tem por finalidade investigar a gestão do trabalho nas agências de publicidade do município de Belo Horizonte. O escopo para a análise da pesquisa foi o trabalho desenvolvido por Meir (2005), no livro “Chega de oba-oba”. A escolha pela autora foi proveniente da repercussão causada por suas considerações, visto que ela propõe um retorno às estruturas antigas nas formas de gerir o trabalho. A autora argumenta que as novas formas de gerir o trabalho não são adequadas para as agências e nem para os profissionais que nelas trabalham. Isto porque acredita que o local de trabalho não pode ser uma extensão do lar e do lazer. A pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida para essa investigação, apresenta dados sobre as formas de se trabalhar e corrobora com as teses da autora. Observou-se que os empregados das agências se enquadram em dois grupos de trabalhadores: um rígido, que trabalha sob regras muito definidas, e um outro que desempenha suas funções em acordo com as exigências demandadas pelas campanhas publicitárias dos clientes da organização. Os resultados apontam para outras questões tais como a “falta de criatividade dos procedimentos administrativos” e da nítida divisão das relações de trabalho nas empresas.Downloads
Publicado
2010-08-13
Edição
Seção
Artigos
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