RETAIL STORE IMAGE: A COMPARISON AMONG THEORETICAL AND EMPIRICAL DIMENSIONS IN A BRAZILIAN STUDY

Autores

  • Janaina de Moura Engracia Giraldi USP
  • Paula Bulamah Spinelli USP
  • Marcos Cortez Campomar USP

Resumo

O ponto de venda pode ser o elemento principal para o sucesso, sendo a vantagem competitiva deuma empresa varejista. Um importante elemento para a estratégia varejista é a imagem da loja; asoma  total  das  percepções  dos  clientes  com  relação  à  loja.  O  presente  artigo  compara  asdimensões  teóricas  e  empíricas da  imagem de  loja varejista em um estudo brasileiro. O  tipo depesquisa usado  foi o estudo quantitativo, e os dados coletados  foram analisados pela  técnica deanálise fatorial, de forma a identificar os fatores subjacentes da imagem de loja. Em conclusão, foiobservado que a forma pela qual os respondentes avaliaram a imagem de um dado supermercadono  Brasil  é mais  simples  do  que  aquela  prevista  na  teoria,  com  nove  fatores  representando  asseguintes  dimensões  de  imagem  de  loja:  qualidade,  preço,  serviço  pós-venda,  propaganda,clientela, sortimento, conveniência, atmosfera e serviços. Uma  importante contribuição prática dopresente estudo refere-se ao desenvolvimento de uma escala mais simples, que pode ser utilizadapelos varejistas em uma forma viável para obter os dados sobre sua imagem percebida. 

Biografia do Autor

Janaina de Moura Engracia Giraldi, USP

Doutora, USP 

Paula Bulamah Spinelli, USP

Msc., USP

Marcos Cortez Campomar, USP

Doutor, USP 

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Publicado

2010-08-13

Edição

Seção

Artigos