RETAIL STORE IMAGE: A COMPARISON AMONG THEORETICAL AND EMPIRICAL DIMENSIONS IN A BRAZILIAN STUDY
Resumo
O ponto de venda pode ser o elemento principal para o sucesso, sendo a vantagem competitiva deuma empresa varejista. Um importante elemento para a estratégia varejista é a imagem da loja; asoma total das percepções dos clientes com relação à loja. O presente artigo compara asdimensões teóricas e empíricas da imagem de loja varejista em um estudo brasileiro. O tipo depesquisa usado foi o estudo quantitativo, e os dados coletados foram analisados pela técnica deanálise fatorial, de forma a identificar os fatores subjacentes da imagem de loja. Em conclusão, foiobservado que a forma pela qual os respondentes avaliaram a imagem de um dado supermercadono Brasil é mais simples do que aquela prevista na teoria, com nove fatores representando asseguintes dimensões de imagem de loja: qualidade, preço, serviço pós-venda, propaganda,clientela, sortimento, conveniência, atmosfera e serviços. Uma importante contribuição prática dopresente estudo refere-se ao desenvolvimento de uma escala mais simples, que pode ser utilizadapelos varejistas em uma forma viável para obter os dados sobre sua imagem percebida.Downloads
Publicado
2010-08-13
Edição
Seção
Artigos
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