Modernização Administrativa no Setor Público: utilização de tecnologias de gestão e de informação para o gerenciamento do conhecimento
Resumo
As alterações recentes no ambiente de negócios nacional e mundial vêm afetando profundamente a forma de constituição e funcionamento das organizações. Neste novo cenário, a informação passa a ser considerada como recurso estratégico para otimização das ações nas áreas funcionais e no processo de tomada de decisões. Deste modo, este trabalho pretende mostrar como uma ferramenta de Tecnologia da Informação pode contribuir para a viabilização da prática da Inteligência Competitiva e da Gestão do Conhecimento no setor público. Para esse fim é utilizada uma ferramenta específica, o Personal BrainTM, no âmbito do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Estado da Paraíba. O desenvolvimento da metodologia é feito através da utilização das técnicas de pesquisa: visitas in loco, observação não participante, aplicação de questionários e realização de entrevistas semi-estruturadas com os diversos agentes envolvidos nas atividades e setores da organização. Esta abordagem viabilizará a criação do mapa do conhecimento, no qual serão explicitados os diversos tipos de vinculações e relações de dependência entre os vários setores, atividades e pessoas da organização.Downloads
Publicado
2010-08-13
Edição
Seção
Artigos
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