Modernização Administrativa no Setor Público: utilização de tecnologias de gestão e de informação para o gerenciamento do conhecimento

Isabela Assis Guedes, Gesinaldo Ataíde Cândido

Resumo


As  alterações  recentes  no  ambiente  de  negócios  nacional  e  mundial  vêm  afetando profundamente a  forma de constituição e  funcionamento das organizações. Neste novo cenário, a informação passa a ser considerada como recurso estratégico para otimização das ações nas áreas funcionais  e  no  processo  de  tomada  de  decisões.  Deste modo,  este  trabalho  pretende mostrar como uma  ferramenta de Tecnologia da Informação pode contribuir para a viabilização da prática da  Inteligência  Competitiva  e  da  Gestão  do  Conhecimento  no  setor  público.  Para  esse  fim  é utilizada  uma  ferramenta  específica,  o  Personal  BrainTM,    no  âmbito  do  Núcleo  Estadual  do Ministério da Saúde no Estado da Paraíba.   O desenvolvimento da metodologia é  feito através da utilização  das  técnicas  de  pesquisa:  visitas  in  loco,  observação  não  participante,  aplicação  de questionários  e  realização  de  entrevistas  semi-estruturadas  com  os  diversos  agentes  envolvidos nas  atividades  e  setores  da  organização.  Esta  abordagem  viabilizará  a  criação  do  mapa  do conhecimento,  no  qual  serão  explicitados  os  diversos  tipos  de  vinculações  e  relações  de dependência entre os vários setores, atividades e pessoas da organização.  

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