HISTÓRIA DE VIDA: SUAS POSSIBILIDADES PARA A INVESTIGAÇÃO DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM GERENCIAL

Lisiane Quadrado Closs, Claudia Simone Antonello

Resumo


O presente ensaio teórico tem como principal objetivo apresentar e discutir as possibilidades do uso do método de história de vida em estudos voltados para a compreensão dos processos de aprendizagem gerencial. Uma vez que o caráter distintivo desta abordagem metodológica é o de contextualização pessoal, histórica, social, institucional e/ou política de narrativas, buscando descortinar estas forças que moldam, distorcem e alteram experiências vividas (HATCH; WISNIEWSKI, 1995; BERTAUX, 1980), examina-se o potencial de utilização desta estratégia de pesquisa para investigar o processo complexo e dinâmico da aprendizagem gerencial. Apresenta-se, em caráter ilustrativo, a síntese da história de vida de um gestor, bem como a análise de processos de aprendizagem identificados a partir de seus relatos. Além possibilitar o aprofundamento do tema, o uso desta abordagem de pesquisa pode contribuir para um resgate da valorização humana, descortinando entendimentos de fenômenos coletivos a partir de relatos de vivências e experiências destes profissionais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................