Análise da Influência da Racionalidade Limitada sobre o
Resumo
Este artigo procura estudar o processo de tomada de decisao atraves de uma analise do
comportamento de compra como uma resultante de uma serie de variaveis comportamentais, ou
seja, o intuito e exatamente discutir o impacto da racionalidade limitada, buscando entender os
efeitos do uso das heuristicas de julgamento e das teorias dos prospectos e da contabilidade
mental. O objetivo e, entao, discutir estes tres enfoques da racionalidade limitada, atraves da
aplicacao de um questionario a um grupo de alunos de graduacao, no papel de compradores,
identificando a existencia do uso de Heuristicas de Julgamento (particularmente a da Ancoragem e
Ajustamento) e do impacto das teorias dos Prospectos e da Contabilidade Mental, nas decisoes de
compra. Os resultados mostram que existe uma influencia da racionalidade limitada sobre as
decisoes de compra. Isso pode ser visto atraves da mudanca de percepcao dos valores quando os
mesmos sao apresentados de maneira absoluta ou relativa, da mudanca do preco de referencia
quando da inclusao de um produto
premium e da mudanca nas estimativas de preco quando
colocadas frente a valores de referencia diferentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados.
É permitido citar os trabalhos publicados sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte.