Análise da Influência da Racionalidade Limitada sobre o

Autores

  • Marcelo Álvaro da Silva Macedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marco Antônio Ferreira de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Patrícia Viva da Silva Fontes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo procura estudar o processo de tomada de decisao atraves de uma analise do

comportamento de compra como uma resultante de uma serie de variaveis comportamentais, ou

seja, o intuito e exatamente discutir o impacto da racionalidade limitada, buscando entender os

efeitos do uso das heuristicas de julgamento e das teorias dos prospectos e da contabilidade

mental. O objetivo e, entao, discutir estes tres enfoques da racionalidade limitada, atraves da

aplicacao de um questionario a um grupo de alunos de graduacao, no papel de compradores,

identificando a existencia do uso de Heuristicas de Julgamento (particularmente a da Ancoragem e

Ajustamento) e do impacto das teorias dos Prospectos e da Contabilidade Mental, nas decisoes de

compra. Os resultados mostram que existe uma influencia da racionalidade limitada sobre as

decisoes de compra. Isso pode ser visto atraves da mudanca de percepcao dos valores quando os

mesmos sao apresentados de maneira absoluta ou relativa, da mudanca do preco de referencia

quando da inclusao de um produto

 

premium e da mudanca nas estimativas de preco quando

colocadas frente a valores de referencia diferentes.

Biografia do Autor

Marcelo Álvaro da Silva Macedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor, Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Marco Antônio Ferreira de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor, Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Patrícia Viva da Silva Fontes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

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Publicado

2010-11-04

Edição

Seção

Artigos