Cursos de Administração: Uma Análise sob o Enfoque das Competências

Simone Costa Nunes, Allan Claudius Queiroz Barbosa, Dalini Marcolino Ferraz

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a inserção da noção de competências em cursos de

graduação em Administração. Os principais aspectos analisados referem-se à construção

conceitual, perfil dos corpos discente e docente, e articulação entre competências e estrutura

curricular e acadêmica. O método utilizado foi o estudo de casos múltiplos, realizado em oito

Instituições de Educação Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e de

entrevistas com os responsáveis pelos cursos. Os resultados preliminares apontam para a

constatação de um comportamento tímido das faculdades, que direcionam suas ações para a

adequação às exigências do Ministério da Educação. Além disso, fica evidente que a noção de

competências ainda se encontra distante da realidade acadêmica e curricular das faculdades, seja

pelo desconhecimento do que isso significa, seja pela preparação necessária à sua adoção, ou pela

via docente, ou pela via discente, ou por mecanismos de aferição que resguardem interesses e

percepções, ou pela proposta pedagógica de cada instituição.


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