Cursos de Administração: Uma Análise sob o Enfoque das Competências
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a inserção da noção de competências em cursos de
graduação em Administração. Os principais aspectos analisados referem-se à construção
conceitual, perfil dos corpos discente e docente, e articulação entre competências e estrutura
curricular e acadêmica. O método utilizado foi o estudo de casos múltiplos, realizado em oito
Instituições de Educação Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e de
entrevistas com os responsáveis pelos cursos. Os resultados preliminares apontam para a
constatação de um comportamento tímido das faculdades, que direcionam suas ações para a
adequação às exigências do Ministério da Educação. Além disso, fica evidente que a noção de
competências ainda se encontra distante da realidade acadêmica e curricular das faculdades, seja
pelo desconhecimento do que isso significa, seja pela preparação necessária à sua adoção, ou pela
via docente, ou pela via discente, ou por mecanismos de aferição que resguardem interesses e
percepções, ou pela proposta pedagógica de cada instituição.
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