Cursos de Administração: Uma Análise sob o Enfoque das Competências

Autores

  • Simone Costa Nunes Universidade Católica de Minas
  • Allan Claudius Queiroz Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dalini Marcolino Ferraz S/N

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a inserção da noção de competências em cursos de

graduação em Administração. Os principais aspectos analisados referem-se à construção

conceitual, perfil dos corpos discente e docente, e articulação entre competências e estrutura

curricular e acadêmica. O método utilizado foi o estudo de casos múltiplos, realizado em oito

Instituições de Educação Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e de

entrevistas com os responsáveis pelos cursos. Os resultados preliminares apontam para a

constatação de um comportamento tímido das faculdades, que direcionam suas ações para a

adequação às exigências do Ministério da Educação. Além disso, fica evidente que a noção de

competências ainda se encontra distante da realidade acadêmica e curricular das faculdades, seja

pelo desconhecimento do que isso significa, seja pela preparação necessária à sua adoção, ou pela

via docente, ou pela via discente, ou por mecanismos de aferição que resguardem interesses e

percepções, ou pela proposta pedagógica de cada instituição.

Biografia do Autor

Simone Costa Nunes, Universidade Católica de Minas

Doutora, Professora de Pontifícia Universidade Católica de Minas

Allan Claudius Queiroz Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutor, Professor da Universidade Federal de Minas Gerais,

Dalini Marcolino Ferraz, S/N

Graduada em Administração

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Publicado

2010-11-04

Edição

Seção

Artigos