A Dimensão Identitária em duas Feiras Hippies: uma Comparação entre Estados Unidos e Brasil

Autores

  • Alexandre de Pádua Carrieri UFMG
  • Mariana Mayumi Pereira Souza UFMG - UFV
  • Jorge Lengler

Resumo

O propósito fundamental deste trabalho é revelar identidades, por meio dos sutis contornos da diversidade do comportamento de indivíduos que se encontram em rituais como duas feiras hippies de países diferentes. Os espaços analisados foram a feira Saturday Market, no estado do Oregon, Estados Unidos, e a feira “hippie” de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Brasil. Entrevistas semi-estruturadas e o método do tipo etnográfico foram considerados adequados para se apreender a esfera comportamental cotidiana das feiras. Com isso, obteve-se um rico material de análise, que permitiu revelar as identidades por meio das práticas dos expositores. A conclusão foi que as identidades das feiras se revelaram por meio de aspectos históricos, comportamentais e espaciais. As feiras seriam instituições com significados distintos, espelham contextos diferentes e atraem públicos diferentes. Contudo, a identidade profissional do artesão apresentou traços marcadamente semelhantes em ambos ambientes, sendo o elo identitário entre as duas feiras.

Biografia do Autor

Alexandre de Pádua Carrieri, UFMG

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Desde 2002 é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais - Face/Cad/Cepead. É coordenador do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade. Atua na linha de pesquisa: Estudos Organizacionais e Sociedade, com ênfase nos grupos temáticos: a) Vida Organizada, Teorias do Poder e Estudos Organizacionais; b) Estudos Organizacionais, História, Memória e Identidade Cultural; c) Estudos organizacionais, Industria, Cultura e Espetáculo que trabalham as áreas de estudos organizacionais, simbolismo; construção de estratégias, relações de poder, identidade, memória e história da gestão.

Mariana Mayumi Pereira Souza, UFMG - UFV

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e graduou-se nessa mesma instituição (2007). Desde 2010, é Professora Assistente da Universidade Federal de Viçosa e Coordenadora do Curso de Administração no Campus UFV Florestal. É pesquisadora vinculada ao NEOS – Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade. Atua em pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Teoria Organizacional, Sociologia das Organizações, Indústria Cultural e Gestão de Pessoas.

Jorge Lengler

Pós-doutor em Marketing Internacional pela Michael Smurfit School of Business da University College Dublin, Irlanda. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), com ênfase em Marketing, doutorado em Administração, com enfase em Marketing, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado Sanduíche na Lundquist College of Business da University of Oregon (2002), sob orientação do Prof. Dr. Lynn Richard Kahle. No doutorado foi orientado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Martins Callegaro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul e Professor Visitante da University College Dublin nos cursos de graduação e mestrado da Quinn School of Business e Michael Smurfit School of Business (UCD Ireland). É professor da disciplina de Global Marketing no Master in Management da UCD-Ireland, classificado entre os 40 melhores cursos de mestrado em Gestão de Negócios do mundo pelo ranking da Revista Fortune (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing, segmentação, valores pessoais e marketing internacional.

Publicado

2012-02-26

Edição

Seção

Artigos