CONSUMIDORES NECESSITAM DE EXCLUSIVIDADE? ANÁLISE A PARTIR DE CONSUMIDORES SINGLES

Wagner Junior Ladeira, Marlon Dalmoro

Resumo


Um dos fatores que influenciam no comportamento de compra é a busca por exclusividade. Denominado de necessidade de exclusividade, a mensuração deste comportamento tem sido feita com o uso da escala consumers' need for uniqueness – CNFU (TIAN; BEARDEN; HUNTER, 2001). A partir deste entendimento, este estudo apresenta dois objetivos complementares. Primeiramente busca-se adaptar e validar a escala de necessidade de exclusividade do consumidor - CNFU junto a consumidores brasileiros. Posteriormente, busca-se relacionar o comportamento de necessidade de exclusividade do consumidor com o comportamento de consumidor single. Este enfoque é motivado pelo pressuposto de que estes consumidores apresentam fortes comportamentos de exclusividade. Para validação empírica do modelo foram coletados 210 questionários junto à singles da região metropolitana de Porto Alegre - RS. Os resultados do trabalho fornecem uma escala adaptada para mensurar a necessidade de exclusividade num grupo singular de consumidores. Em seguida, as três hipóteses que relacionam CNFU com consumo single foram validadas. Por fim, entende-se que os consumidores single estudados demonstram buscar exclusividade nas suas decisões de compra.

Palavras-chave: Necessidade de Exclusividade. Consumidores singles. Validação de escala.


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