CONSUMIDORES NECESSITAM DE EXCLUSIVIDADE? ANÁLISE A PARTIR DE CONSUMIDORES SINGLES

Autores

  • Wagner Junior Ladeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marlon Dalmoro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Um dos fatores que influenciam no comportamento de compra é a busca por exclusividade. Denominado de necessidade de exclusividade, a mensuração deste comportamento tem sido feita com o uso da escala consumers' need for uniqueness – CNFU (TIAN; BEARDEN; HUNTER, 2001). A partir deste entendimento, este estudo apresenta dois objetivos complementares. Primeiramente busca-se adaptar e validar a escala de necessidade de exclusividade do consumidor - CNFU junto a consumidores brasileiros. Posteriormente, busca-se relacionar o comportamento de necessidade de exclusividade do consumidor com o comportamento de consumidor single. Este enfoque é motivado pelo pressuposto de que estes consumidores apresentam fortes comportamentos de exclusividade. Para validação empírica do modelo foram coletados 210 questionários junto à singles da região metropolitana de Porto Alegre - RS. Os resultados do trabalho fornecem uma escala adaptada para mensurar a necessidade de exclusividade num grupo singular de consumidores. Em seguida, as três hipóteses que relacionam CNFU com consumo single foram validadas. Por fim, entende-se que os consumidores single estudados demonstram buscar exclusividade nas suas decisões de compra.

Palavras-chave: Necessidade de Exclusividade. Consumidores singles. Validação de escala.

Biografia do Autor

Wagner Junior Ladeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente esta fazendo doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Gestão de Tecnologia e Inovação. É também professor de pós-graduação do Centro Universitário La Salle e da Faculdade de Tecnologia Senac-RS. Tem mais de cinqüenta artigos publicados em periódicos e congressos e experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa quantitativa, gestão estratégica, marketing, gestão da tecnologia e produção, projeto de pesquisa, finanças e administração de serviços

Marlon Dalmoro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com período de doutorado-sanduíche na EDHEC Business School - França. Possui mestrado em Administração - concentração em estratégia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Possui experiência como docente e pesquisador nas áreas de marketing e cultura do consumidor.

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Publicado

2012-05-15

Edição

Seção

Artigos