COMPORTAMENTO EXPORTADOR DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO ENVOLVENDO FATORES ORGANIZACIONAIS, GERENCIAIS E AMBIENTAIS

Ilan Avrichir, Gabriel Vouga Chueke

Resumo


O presente artigo busca verificar a influência de três grupos de fatores determinantes: (i) ambientais, (ii) organizacionais e (iii) gerenciais das estratégias de marketing/exportação de empresas do setor de rochas ornamentais de um país emergente, o Brasil. Para alcance do objetivo proposto, realizamos uma investigação com três empresas mineradoras, em diferentes estágios de internacionalização, da região de Cachoeiro de Itapemirim, principal pólo extrator e beneficiador de granito do Estado do Espírito Santo, no sudeste do Brasil, de onde se originam cerca de 60% das exportações de rochas ornamentais do país. Optou-se assim por uma pesquisa de caráter qualitativo por meio do método de estudo de caso múltiplo, o qual contou com várias fontes de evidência, coerente com as recomendações de Eisenhardt (1989). O estudo de caso nos permitiu identificar as categorias de fatores que influenciaram as estratégias de marketing/exportação das empresas foco deste estudo. Para a análise dos dados, foram confeccionados os casos individuais e realizada a análise intra- e inter-casos, buscando-se identificar semelhanças e diferenças entre as empresas estudadas. Nessa etapa, foram usadas as dimensões sugeridas pela revisão de literatura. Em seguida, confrontamos os resultados obtidos com os achados existentes em outros estudos. Desta forma, procuramos aumentar a validade interna dos resultados e enriquecer o nível conceitual da pesquisa em questão. Como conclusão, observamos que, quando comparado a estudos internacionais, existem semelhanças e diferenças na análise dos fatores determinantes das estratégias de marketing/exportação das empresas de Cachoeiro de Itapemirim, pertencentes ao setor primário e localizadas no Brasil. Sugerimos que mais pesquisas sejam realizadas no contexto de países emergentes, na busca por possíveis generalizações.

Palavras-chave: Competitividade de Indústrias Brasileira. Pequena e Média Empresa. Exportação. Estudo de Caso. Aglomerado de Cachoeiro de Itapemirim.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................