COMPORTAMENTO EXPORTADOR DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO ENVOLVENDO FATORES ORGANIZACIONAIS, GERENCIAIS E AMBIENTAIS

Autores

  • Ilan Avrichir Programa de Mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP
  • Gabriel Vouga Chueke Programa de Mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP

Resumo

O presente artigo busca verificar a influência de três grupos de fatores determinantes: (i) ambientais, (ii) organizacionais e (iii) gerenciais das estratégias de marketing/exportação de empresas do setor de rochas ornamentais de um país emergente, o Brasil. Para alcance do objetivo proposto, realizamos uma investigação com três empresas mineradoras, em diferentes estágios de internacionalização, da região de Cachoeiro de Itapemirim, principal pólo extrator e beneficiador de granito do Estado do Espírito Santo, no sudeste do Brasil, de onde se originam cerca de 60% das exportações de rochas ornamentais do país. Optou-se assim por uma pesquisa de caráter qualitativo por meio do método de estudo de caso múltiplo, o qual contou com várias fontes de evidência, coerente com as recomendações de Eisenhardt (1989). O estudo de caso nos permitiu identificar as categorias de fatores que influenciaram as estratégias de marketing/exportação das empresas foco deste estudo. Para a análise dos dados, foram confeccionados os casos individuais e realizada a análise intra- e inter-casos, buscando-se identificar semelhanças e diferenças entre as empresas estudadas. Nessa etapa, foram usadas as dimensões sugeridas pela revisão de literatura. Em seguida, confrontamos os resultados obtidos com os achados existentes em outros estudos. Desta forma, procuramos aumentar a validade interna dos resultados e enriquecer o nível conceitual da pesquisa em questão. Como conclusão, observamos que, quando comparado a estudos internacionais, existem semelhanças e diferenças na análise dos fatores determinantes das estratégias de marketing/exportação das empresas de Cachoeiro de Itapemirim, pertencentes ao setor primário e localizadas no Brasil. Sugerimos que mais pesquisas sejam realizadas no contexto de países emergentes, na busca por possíveis generalizações.

Palavras-chave: Competitividade de Indústrias Brasileira. Pequena e Média Empresa. Exportação. Estudo de Caso. Aglomerado de Cachoeiro de Itapemirim.

Biografia do Autor

Ilan Avrichir, Programa de Mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2002). Mestre em Administração pela mesma instituição (1986). Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é diretor nacional do curso de graduação em Administração, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração PMGI da ESPM. Pesquisa temas voltados para competitividade de indústrias brasileiras com foco no estudo das características da cultura e estrutura organizacional e da inserção delas em cadeias globais de valor.

Gabriel Vouga Chueke, Programa de Mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP

Mestrando pelo Programa de Mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP. Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (2003).

Downloads

Publicado

2012-05-15

Edição

Seção

Artigos