BALANÇO SOCIAL COMO INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DAS AÇÕES SOCIAIS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: UMA PROPOSTA À FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.

ZARAH BARBOSA LIRA, UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA, JERONYMO JOSÉ LIBONATI, JOSÉ FRANCISCO RIBEIRO FILHO

Resumo


 

Esta pesquisa, realizada em 2008, objetivou verificar até que ponto a adoção do Balanço Social (BS), pode auxiliar o processo de avaliação de desempenho institucional na área social da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por intermédio de uma melhor qualidade das informações divulgadas aos seus stakeholders internos. Optando por desenvolver estudo de caso, a pesquisa realizada pode ser classificada como quantitativa, e o método foi o dedutivo. A coleta dos dados se deu mediante aplicação de questionário em dois momentos: inicialmente, os respondentes foram solicitados a ler o Relatório de Gestão (RG) da instituição referente ao exercício de 2006 e a responder o questionário com perguntas que buscaram avaliar o grau de percepção dos servidores quanto à evidenciação das ações sociais desenvolvidas pela Fundaj, descritas no referido Relatório. Posteriormente, foi elaborado o BS, o qual foi enviado conjuntamente com um segundo questionário aos respondentes que participaram da primeira fase da pesquisa. Os dados dos questionários referentes ao RG e ao BS foram a analisados separadamente e de forma conjunta, por meio de estudo comparativo. Tendo em vista a natureza dos dados coletados, utilizamos as estatísticas descritivas e não paramétricas para proceder a análise. No que concerne aos metódos não paramétricos, aplicamos os testes estatísticos U de Mann-Whitney, tabulação cruzada (crosstab) e qui-quadrado (chi-square). Com a pesquisa realizada e diante da comparação das respostas percebeu-se que houve melhora de percepção da qualidade das informações referentes às ações sociais desenvolvidas pela Fundaj. Outro dado importante verificado na pesquisa refere-se ao fato de que 100% dos respondentes afirmaram que a instituição deve adotar o BS como mais um instrumento de prestação de contas à sociedade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................