O PERFIL DOS GESTORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS MODELOS MENTAIS E DAS COMPETÊNCIAS - Profile of Managers: an Exploratory Study of Mental Models and Competences

Deonir De Toni, Adilene Mattia, Fabiano Larentis, Maria Gorete Da Silva, Gabriel Sperandio Milan

Resumo


O desempenho das organizações depende da qualidade de seus recursos humanos (NAQVI, 2009). Dessa forma, a preocupação com os modelos mentais e as competências da equipe demonstra ser uma atividade essencial para alavancar um melhor desempenho organizacional. A partir de um estudo exploratório com 294 gestores de organizações privadas de diversos segmentos de negócio na região serrana do Rio Grande do Sul, este estudo objetiva identificar como os gestores configuram seus modelos mentais sobre o conceito de Gestor e entender melhor quais competências estão mais presentes nestes gestores. Sendo os modelos mentais uma construção sistêmica, podendo ser configurada a partir de um sortimento de elementos sensoriais, simbólicos, cognitivos, emocionais e axiomáticos (DE TONI, 2005; SCHULER et al, 2009), identificou-se que para os gestores analisados há uma ênfase maior à dimensão racional e menor na dimensão emocional. Sendo que as competências profissionais que prevalecem em seus modelos mentais são as gerenciais e técnicas ou funcionais. Observou- se também que, as competências humanas, tais como a ética, a iniciativa, a consciência da qualidade no trabalho, a criatividade, a abertura às mudanças e o aprendizado são as competências mais incentivadas e valorizadas pelos gestores na sua equipe. Os modelos mentais e as competências são fatores que influenciam o comportamento dos gestores e consequentemente no desempenho organizacional.


Texto completo:

pp. 537-566 PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................