O PERFIL DOS GESTORES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS MODELOS MENTAIS E DAS COMPETÊNCIAS - Profile of Managers: an Exploratory Study of Mental Models and Competences

Autores

  • Deonir De Toni Universidade de Caxias do Sul
  • Adilene Mattia Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiano Larentis Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Gorete Da Silva Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O desempenho das organizações depende da qualidade de seus recursos humanos (NAQVI, 2009). Dessa forma, a preocupação com os modelos mentais e as competências da equipe demonstra ser uma atividade essencial para alavancar um melhor desempenho organizacional. A partir de um estudo exploratório com 294 gestores de organizações privadas de diversos segmentos de negócio na região serrana do Rio Grande do Sul, este estudo objetiva identificar como os gestores configuram seus modelos mentais sobre o conceito de Gestor e entender melhor quais competências estão mais presentes nestes gestores. Sendo os modelos mentais uma construção sistêmica, podendo ser configurada a partir de um sortimento de elementos sensoriais, simbólicos, cognitivos, emocionais e axiomáticos (DE TONI, 2005; SCHULER et al, 2009), identificou-se que para os gestores analisados há uma ênfase maior à dimensão racional e menor na dimensão emocional. Sendo que as competências profissionais que prevalecem em seus modelos mentais são as gerenciais e técnicas ou funcionais. Observou- se também que, as competências humanas, tais como a ética, a iniciativa, a consciência da qualidade no trabalho, a criatividade, a abertura às mudanças e o aprendizado são as competências mais incentivadas e valorizadas pelos gestores na sua equipe. Os modelos mentais e as competências são fatores que influenciam o comportamento dos gestores e consequentemente no desempenho organizacional.

Biografia do Autor

Deonir De Toni, Universidade de Caxias do Sul

 Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul. 

Adilene Mattia, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora do Programa de Administração da Universidade de Caxias do Sul. 

Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Administração da Universidade de Caxias do Sul. 

Maria Gorete Da Silva, Universidade de Caxias do Sul

 Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul. Professora de Administração da Universidade de Caxias do Sul. 

 

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul

 Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul. 

 

Publicado

2013-08-14