CONCEPÇÃO DA NETNOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO: UMA ABORDAGEM APLICADA À PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Grayci Kelli Alexandre de Freitas Mestrado Profissional em Gestão Empresarial da Faculdade Boa Viagem (MPGE/FBV)
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão UFPE

Resumo

Dada a importância assumida pela internet nas sociedades atuais, é imprescindível sua consideração enquanto ambiente onde, cada vez mais, ocorrem interações das mais variadas naturezas, incluindo a comercial e a organizacional. Esta evidência nos levou a questionar de que forma poderíamos acessar o conteúdo que permeia estas interações, em busca de conceber os significados que as pessoas atribuem a diversos assuntos na rotina organizacional quando fazem uso de programas de mensagens instantâneas ou dos e-mails, por exemplo, durante suas rotinas de trabalho e, devido à codificação inerente à linguagem virtual, muito mais forte do que nas interações face a face, findam por não deixar claros os significados que podem servir à organização compreender para alcançar, mais fielmente, o que está dito, inclusive, naquilo que não é escrito, nos diálogos de rotina organizacional. Com o objetivo de desenvolver um método de observação e análise das interações virtuais desenvolvemos o presente estudo. Para tal, recorremos à metodologia desenvolvida por Leão e Mello (2007) para observação e análise de interações verbais, elaborado com base na etnografia da comunicação. O resultado é a proposta de uma “netnografia da comunicação”.

Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza Leão, UFPE

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC).

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Publicado

2012-05-21

Edição

Seção

Artigos