CONCEPÇÃO DA NETNOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO: UMA ABORDAGEM APLICADA À PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Resumo
Dada a importância assumida pela internet nas sociedades atuais, é imprescindível sua consideração enquanto ambiente onde, cada vez mais, ocorrem interações das mais variadas naturezas, incluindo a comercial e a organizacional. Esta evidência nos levou a questionar de que forma poderíamos acessar o conteúdo que permeia estas interações, em busca de conceber os significados que as pessoas atribuem a diversos assuntos na rotina organizacional quando fazem uso de programas de mensagens instantâneas ou dos e-mails, por exemplo, durante suas rotinas de trabalho e, devido à codificação inerente à linguagem virtual, muito mais forte do que nas interações face a face, findam por não deixar claros os significados que podem servir à organização compreender para alcançar, mais fielmente, o que está dito, inclusive, naquilo que não é escrito, nos diálogos de rotina organizacional. Com o objetivo de desenvolver um método de observação e análise das interações virtuais desenvolvemos o presente estudo. Para tal, recorremos à metodologia desenvolvida por Leão e Mello (2007) para observação e análise de interações verbais, elaborado com base na etnografia da comunicação. O resultado é a proposta de uma “netnografia da comunicação”.
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